07/06/2024 às 13h23min - Atualizada em 07/06/2024 às 13h23min

Última semana para visitar as exposições Fotoclubismo em Poços de Caldas e As metamorfoses

FONTE: Instituto Moreira Salles - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Admiração, Poços de Caldas Cine Foto Clube, s.d. - Foto: Natálio Teixeira
 
Também neste mês de junho, o cinema do centro cultural exibe uma seleção de filmes dedicada ao mês do orgulho LGBTQIA+
 
Em cartaz no IMS Poços, as exposições Fotoclubismo em Poços de Caldas: vestígios de uma história As metamorfoses - Travestis e transformistas na SP dos anos 70 acabam no próximo domingo (9/6). 
 
A mostra Fotoclubismo em Poços de Caldas - Vestígios de uma história apresenta imagens de fotoclubes nacionais e estrangeiros encontradas no acervo do fotógrafo poços-caldense Limercy Forlin. Membro diretor do Foto Cine Clube de Poços de Caldas, Forlin guardou um conjunto significativo de ampliações, que teriam sido parte do terceiro e último salão internacional organizado em 1970, pelo Foto Cine Clube Poços-Caldense de Fotografia Pictorial. A mostra reúne mais de 100 fotografias dessa coleção.

Já a exposição As metamorfoses apresenta um ensaio da fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993), com registros de travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo, na década de 1970, em plena ditadura militar. Há retratos de nomes como Ney Matogrosso e dos integrantes do grupo Dzi Croquettes, até figuras hoje menos conhecidas.
 
 
PROGRAMAÇÃO DE CINEMA - Também em junho, o Cinema do IMS Poços exibe uma seleção de filmes dedicada ao mês do orgulho LGBTQIA+. Entre os destaques, está o show Metamorfoses, de 2021 (foto), espetáculo audiovisual protagonizado pela cantora Filipe Catto e inspirado na exposição de Madalena Schwartz, em cartaz no centro cultural. A apresentação em vídeo será exibida no cinema na sexta-feira (7/6), às 19h, e no domingo (9/6), às 16h, com entrada gratuita.
 
No sábado (8/6), às 19h, também será projetado o longa-metragem nacional A Rainha Diaba (1974). Apresentado em cópia restaurada, o filme dirigido por Antônio Carlos da Fontoura e protagonizado por Milton Gonçalves é hoje uma referência na história do cinema brasileiro. A programação traz também Sessão bruta (2012), longa-metragem em torno da coletiva de artistas trans de Belo Horizonte As Talavistas, exibido em 22/6, às 19h, e Love Lies Bleeding (2024), novo lançamento da produtora A24, com sessões ao longo do mês.
 
Confira os preços, dias e horários de cada sessão no site.
 
SERVIÇO:
IMS Poços
Endereço: Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas (MG)
Tel.: (35) 3722-2776
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados,
das 9h às 19h
Entrada gratuita
ims.com.br / facebook.com/imspocosdecaldas/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.