Aula com pesquisa em grupo sobre repertório cultural
O projeto “Caixa do Artista: Desenrolando Arte” retomou suas atividades deste ano (2024), apresentando e conectando a vida e obra de artistas brasileiros com diferentes linguagens artísticas aos estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental II na rede municipal de ensino.
A “Caixa do Artista” é uma ferramenta didático-pedagógica elaborada através de objetos que narram a história sobre a vida e obra de determinado artista, dinamizando o processo de aprendizagem e aproximando os estudantes da área proposta, unindo teoria e prática.
O projeto teve início em novembro do ano passado (2023) com a turma de 7° ano do Ensino Fundamental II. Para que tivesse continuidade, os mediadores, juntamente com a direção e supervisão da escola, decidiram continuar com a mesma turma, estando, atualmente, no 8° ano. No total, 17 estudantes estão sendo contemplados com as aulas semanalmente. “É uma alegria poder retornar com este trabalho na mesma turma que iniciamos. São alunos engajados e que estão dispostos a vivenciar arte”, explica Dani Silva.
Neste ano, o grupo artístico Barbatuques foi escolhido como artista para inspiração com foco no projeto, proporcionando aos alunos a oportunidade de experimentar diversas práticas nas áreas de performance, percussão corporal, musicalização e expressão corporal, facial e sonora. A escolha do grupo se deu por conta de seu formato multiartístico dentro das composições, o que é também trabalhado dentro do projeto, visando a integração das artes.
O projeto foi contemplado no edital "Programação cultural nas unidades de funcionamento integral da rede municipal de ensino" com incentivo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A equipe mediadora é formada por Cristal Beatriz e Dani Silva.