Brand-News Publicidade 1200x90
12/04/2024 às 13h57min - Atualizada em 12/04/2024 às 13h57min

Exposição permanente “Recortes da EFOA à UNIFAL-MG” é aberta para visitação pública

FONTE E FOTOS: Diretoria de Comunicação Social - dicom@unifal

 
Mostra faz parte das comemorações dos 110 anos de história da Instituição e resgata imagens e objetos que relembram a trajetória da Universidade até os dias atuais
 
Está aberta para visitação pública a exposição permanente “Recortes da EFOA à UNIFAL-MG” no Museu da Memória e Patrimônio da Universidade. A mostra faz parte da programação dos 110 anos da Instituição e resgata imagens e objetos que relembram a trajetória da Universidade desde a sua fundação em 1914, como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA).
 
A abertura aconteceu no dia 4 de abril, na entrada do simbólico prédio A, na Praça Dr. Emílio da Silveira, que foi o segundo local a abrigar as instalações da então EFOA. Atualmente, o prédio abriga o Museu da Memória e Patrimônio, e também a Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de AlfenasFACEPE. O momento foi abrilhantado pela apresentação cultural da Orquestra Popular da UNIFAL-MG.
Durante a cerimônia de inauguração da mostra, Eduardo Tardiole, presidente da FACEPE, falou da importância do museu para a história e para a cultura de Alfenas e região, e anunciou a revitalização da fachada do prédio programada ainda para 2024. Na oportunidade, reforçou a necessidade de parcerias, como a da prefeitura para a manutenção do museu e lançou o projeto “Amigos do Museu”, cujo objetivo é buscar apoio de pessoas físicas e jurídicas por meio de doações.
 
Todos os presentes foram surpreendidos pelo gesto de Carlos Santiago, um cidadão em condição de pessoas em situação de rua, que entre os participantes da cerimônia, espontaneamente realizou a primeira doação ao projeto Amigos do Museu. “Que esse gesto sirva de exemplo para todos nós”, disse o chefe de gabinete da Prefeitura de Alfenas, Gilberto França, na ocasião.
Na cerimônia, a professora Andréa Mollica do Amarante Paffaro, diretora do Museu da Memória e Patrimônio, e responsável pela coordenação Sistema de Museus, Arquivos Históricos e/ou Centros de Documentação, explicou que a exposição marca os 110 anos da Instituição, uma vez que busca recordar a história de fundação. “A história da UNIFAL-MG se mescla com a história do município de Alfenas. O município tinha 54 anos quando o professor Leão de Faria conseguiu montar a Escola de Farmácia e Odontologia”, disse.
 
Conforme a diretora, a exposição foi nomeada de “Recortes da Efoa a UNIFAL-MG” porque procura reconstituir a trajetória da Universidade ao mesmo tempo em que pretende construir memórias para o futuro. “Foi um trabalho de muitas mãos para restaurar, inventariar, para escolher cada uma dessas peças”, compartilhou. “Nós temos que ter fragmentos dessa história para recordar e ao mesmo tempo em que foi uma felicidade muito grande cada descoberta, a gente sentiu o quanto cada um de nós tem a contar ainda, porque a história da UNIFAL-MG se mescla com a história do município e com cada um de nós”, destacou.
A mostra reúne imagens e objetos de ciência e tecnologia. “Daqui para frente cabe a cada um de nós abraçar isso e passar a preservar um pouquinho do nosso patrimônio também para que as próximas gerações possam complementar essa história”, frisou.
 
O chefe de gabinete da Prefeitura de Alfenas, Gilberto França, representando o prefeito Fábio Marques Florêncio na solenidade, sinalizou a colaboração da Administração Municipal para com o museu, colocando-se à disposição para contribuir.
Encerrando os pronunciamentos, o reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, citou o filósofo francês André Comte-Sponville, para falar de gratidão. “Quando nós estamos em um determinado lugar, vivendo alguma experiência e alcançando alguma vitória, às vezes nós ficamos cheios de si, mas na verdade nós precisamos lembrar que nós não somos a causa de nós mesmos e aquilo que nós estamos fazendo só é possível, porque outros fizeram antes de nós”, discursou.
Com essas palavras, o reitor homenageou as gerações de gestores, professores e técnicos na pessoa do professor Paulo Márcio de Faria e Silva, que foi reitor nos mandatos de 2010 a 2014 e de 2014 a 2018. “Receba nossa gratidão sincera, professor”, disse, ao se dirigir ao professor Paulo Márcio de Faria e Silva. “O Paulo Márcio juntamente ao professor Tonhão, foi responsável enquanto gestor, justamente pela transição do momento em que a EFOA vira Universidade Federal de Alfenas”, destacou.
 
O professor Sandro Cerveira também reconheceu o trabalho feito pela equipe do Museu da Memória e Patrimônio. Ao ressaltar o trabalho conduzido pela professora Andréa Paffaro, o reitor direcionou à diretora do museu, as seguintes palavras: “Nós temos algo muito especial aqui e você com a sua liderança, com seu carinho, com a sua dedicação, é a pessoa que representa bem toda a equipe e todas as pessoas que construíram esse momento. Então em nome da nossa comunidade quero dedicar a você a nossa gratidão.
 
A exposição “Recortes da EFOA à UNIFAL-MG” está aberta para visitação pública das 7h às 11h e das 13h às 17h. Visitações para grupos (escolares ou não) podem ser agendadas pelo e-mail [email protected], para qualquer uma das exposições/espaços como o projeto Macrocélula, o Museu de História Natural e a exposição recém-inaugurada.
 
Neste final de semana, dias 13 e 14 de abril, o museu realizará mais uma edição de “Uma Noite no Museu” e “O Museu e a Feira”.  No sábado (13), o museu abrirá para visitação, das 18h às 21h, e contará com a palestra “Contribuições dos povos indígenas para o pensamento histórico e para as políticas de patrimônio”, a ser ministrada pelo professor Walter Francisco Figueiredo Lowande, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
No domingo (14), das 9h às 12h, a programação prevê a visitação às exposições e a “Oficina com sementes de Juerana”, a ser conduzida pela discente do curso de Pedagogia, Kwana Pataxó. A entrada é gratuita para toda a comunidade interessada em prestigiar as exposições e participar das atividades relacionadas a temática indígena.
 
Para mais informações, acesse aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.