Brand-News Publicidade 1200x90
20/03/2024 às 16h15min - Atualizada em 20/03/2024 às 16h15min

Minas tem 14 hospitais entre os melhores do Brasil; Hospital Santa Lúcia é um dos destaques no Sul de Minas

FONTE: Daniela Maciel - Diário do Comércio - www.diariodocomercio.com.br
O hospital de Montes Claros conta com 450 médicos que atuam em mais de 40 especialidades - Foto: Divulgação / Santa Casa de Montes Claros

 
Minas Gerais tem 14 hospitais listados entre os melhores do setor no Brasil, segundo o “The World’s Best Hospitals 2024”, pesquisa realizada anualmente pela Statista, em parceria com revista americana Newsweek. Ao todo, 115 empresas foram ranqueadas.
 
Das 14 empresas que foram destaque em Minas, metade está em Belo Horizonte e as demais, espalhadas pelo interior do Estado, com destaque para a Zona da Mata, com dois hospitais - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Hospital Monte Sinai, também em Juiz de Fora - e para o Sul de Minas, com a Santa Casa de Misericórdia de Passos e o Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração, de Poços de Caldas (MG). Destaque também para as Santas Casas, que são três, todas no interior: Passos, Juiz de Fora e Montes Claros, no Norte de Minas.
 
O primeiro hospital de Minas Gerais listado é a Santa Casa de Misericórdia de Passos, na 14ª colocação no ranking brasileiro. Conforme o superintendente do hospital do Sul de Minas, Daniel Porto Soares, pelo quinto ano consecutivo, a instituição figura entre os 15 melhores hospitais do Brasil.
“Para nós é um sentimento de alegria, mas também implica mais responsabilidade. Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de muitos anos. Fomos a primeira Santa Casa acreditada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) no Brasil. Temos uma certificação canadense, ratificando nossa condição de prestar um bom serviço com base na humanização. Para que isso seja possível, contamos com uma equipe muito qualificada. Temos uma unidade de ensino e pesquisa com uma escola técnica de enfermagem gratuita há mais de 10 anos. Nosso processo seletivo visa achar pessoas vocacionadas. Trabalhamos os valores da instituição e cerca de 80% dos formandos são contratados. Ano passado, a faculdade de enfermagem foi aprovada e devemos ter a primeira turma da graduação em Enfermagem aberta no início em 2025”, afirma Soares.
 
As Santas Casas de Passos e de Montes Claros são algumas das sete instituições presentes no ranking acreditadas pela ONA - instituição privada de interesse coletivo e sem fins lucrativos - responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde no Brasil. Atualmente, é a terceira maior certificadora do mundo em termos de volume de acreditação.
 
Segundo o presidente da ONA, Fábio Leite Gastal, a presença no ranking demonstra que o País está no caminho certo para a verdadeira transformação do setor saúde e melhora do processo assistencial.
“A ONA, sem dúvida, através do processo de acreditação, contribui muito para este desenvolvimento contínuo. É uma consequência da descoberta da qualidade como uma ferramenta para a eficiência da assistência. Em Minas Gerais, o processo de acreditação foi muito estimulado pela Unimed-BH e contou com a simpatia e empenho do governo do Estado e da Capital. Isso fez com que a régua subisse para todo o sistema. Historicamente, Minas Gerais tem grandes hospitais e esse movimento fez com que as boas práticas fossem também para o SUS, através dos profissionais que trabalham tanto no sistema público como no privado”, explica Gastal.
 
Ainda fazem parte da lista no interior: Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (Vale do Aço) e Hospital Vila da Serra, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
E na capital: Mater Dei - unidade Santo Agostinho, Hospital Madre Teresa, Biocor Instituto, Hospital Felicio Rocho, Hospital Unimed Contorno, Mater Dei - unidade Contorno e Hospital das Clínicas da UFMG.
 
Hospital Santa Lúcia - Hospital do Coração, de Poços de Caldas: 37ª posição no ranking da Statista - Foto: Arquivo

CONFIRA A LISTA DOS HOSPITAIS MINEIROS E AS POSIÇÕES QUE OCUPAM:
14. Santa Casa de Misericórdia de Passos
16. Hospital Mater dei Santo Agostinho (Belo Horizonte)
18. Hospital Madre Teresa (Belo Horizonte)
19. Biocor Instituto (Nova Lima)
23. Hospital Marcio Cunha (Ipatinga)
24. Hospital Felício Rocho (Belo Horizonte)
35. Hospital Vila da Serra (Nova Lima)
37. Hospital Santa Lúcia - Hospital do Coração (Poços de Caldas)
43. Hospital Santa Casa Montes Claros
51. Hospital Monte Sinai (Juiz de Fora)
52. Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora
53. Hospital Unimed Unidade Contorno (Belo Horizonte)
86. Mater Dei Hospital Contorno (Belo Horizonte)
96. Hospital das Clínicas da UFMG (Belo Horizonte)
Para visualizar a lista completa com os hospitais de todo o Brasil, clique aqui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.