Brand-News Publicidade 1200x90
20/03/2024 às 16h04min - Atualizada em 20/03/2024 às 16h04min

Nádia Campos percorre nove cidades de Minas Gerais com a turnê “Luz Peregrina”, com ingressos gratuitos

FONTE: Carvalho Agência Cultural - [email protected] - FOTO: Ana Slika
 
Em Poços de Caldas, apresentação será na quinta-feira, 21 de abril, no Teatro Benigno Gaiga
 
As viagens de Nádia Campos foram matéria para o disco “Luz Peregrina”, de 2021, que incorpora diferentes culturas que atravessam a América Latina. Agora, a partir do dia 22 de março, o trabalho percorre nove cidades de Minas Gerais, com ingressos gratuitos, pela primeira vez com banda completa. Entre as cidades escolhidas estão: São Gonçalo do Rio das Pedra (distrito de Serro), Diamantina, Ouro Preto, Betim, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Montes Claros e Carbonita.
 
Em Poços de Caldas, o show está marcado para o dia 21 de abril, e será realizado no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca.
 
“Poder circular com este trabalho com uma equipe tão talentosa e especial encontrando com pessoas de vários cantos do estado, é uma alegria enorme. ´Luz Peregrina´ é uma obra bem mineira e ao mesmo tempo bem universal. É mineira quando nos leva para nossas raízes, que são formadas por elementos mesclados de diversas partes do mundo”, comenta Nádia Campos.
 
“Luz Peregrina” foi lançado em 2021, com os teatros ainda fechados para o público em função da pandemia, mas contou com transmissão na Rede Minas através do Projeto Som e Fúria, promovido pelo Galpão Cine Horto. Neste ano, a cantora ainda lançou um minidocumentário sobre a obra, contando sobre o processo de criação e gravação das músicas. Desde então, Nádia Campos vem percorrendo vários cantos do Brasil, Portugal e Espanha, com o disco no formato solo ou acompanhada por Guilherme Melo, músico que assina a direção musical do trabalho. 
 
O disco reflete o lado peregrino da compositora, que nasceu em Belo Horizonte e circulou por várias partes do Brasil, América Latina e Europa por meio da música. Além das trocas culturais, as faixas são frutos dos diversos encontros que acumulou ao longo da vida. 
 
O pulsar das culturas, instrumentos e melodias da América Latina, se misturam nas veias de Nádia em busca da sua própria identidade. “Nesse caminho, nesse encontro com as culturas, com as pessoas, eu acabei encontrando a minha própria ancestralidade, e eu quis registrar isso em forma de música, em forma de poesia”, relata. O disco, assim, traz influências indígenas, africanas e mouras. Nas sonoridades, a cultura popular aparece na riqueza de ritmos: guarânia, samba-choro com lundu, tonada, morna com cumbia, folia e bumba-meu-boi. 
 
Além disso, as canções trazem a subjetividade e intimidade da cantora, em versos que partem, por exemplo, da experiência de ser mulher e mãe. Duas músicas, “Amanda” e “Negrito Mío”, são homenagens aos filhos. “Esperançar” parte da origem do seu nome e fala um pouco sobre quem é. Na língua russa, Nádia é o diminutivo para o nome Nadejda, que significa “esperança”. “Acho que isso tem a ver com a minha personalidade, eu tenho esse espírito de buscar sempre um caminho, uma brecha, uma fresta”, comenta a cantora. 
 
O projeto é viabilizado com patrocínio do Grupo Sada, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio e produção da Carvalho Agência Cultural, realização ALUMEIA PRODUÇÕES e Governo de Minas Gerais - Governo diferente, Estado Eficiente
 
Também conta com uma série de parcerias em cada uma das cidades da turnê. Em Poços de Caldas o apoio é da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura.
 
SOBRE NÁDIA CAMPOS - Nádia Campos canta desde os seis anos de idade. Aos nove, já participou do disco infantil “Enrola Bola”, do músico Rubinho do Vale e, desde então, dividiu palco com diversos artistas, como Dércio Marques, Doroty Marques, João Bá e Pena Branca.
Em 2021, lançou “Luz Peregrina”, que figurou no terceiro lugar de melhor álbum de música regional de Minas Gerais no Prêmio da Música Mineira pela Rádio Inconfidência. Neste mesmo ano, recebeu o Prêmio da Respirarte da Funarte pelo videoclipe “Canto Guató”, produzido em parceria com Guilherme Melo, e foi uma das finalistas do Prêmio Profissionais da Música na categoria melhor intérprete em cultura popular. 
Em 2022, recebeu o prêmio “Mulheres Criativas” da Secult Poços de Caldas e, em 2023, seu videoclipe “Universo em Expansão” também foi selecionado e premiado pela convocatória Energia da Cultura.
 
Possui outros dois álbuns. “Por que Cantamos” (2008) é inspirado no poema do uruguaio Mario Benedetti, com canções autorais, populares tradicionais e releituras. E seu segundo álbum, de 2013, “Cantigas de Beira Rio”, tem como grande tema as águas: rios, mares e ribeirinhos. A maioria das canções são parcerias com o mestre e amigo João Bá.
 
FICHA TÉCNICA:
Voz, violão, viola, cuatro venezuelano e percussão: Nádia Campos 
Direção musical, violão e arranjos: Guilherme Melo 
Percussão: Carlinhos Ferreira 
Flauta: Marcela Nunes 
Violão: Rafael Schimidt 
Produção: Chiara Carvalho 
Técnico de som: Marcos Vinicius Jardim
Iluminação e cenário: Paulo Tothy
Duração: 90 minutos
 
SERVIÇO:
Turnê Luz Peregrina 
 
Dia 22 de março (sexta-feira)
Horário: 20h 
Local: São Gonçalo do Rio das Pedras | Associação Comunitária da Vila Nova 
 
Dia 23 de março (sábado)
Horário: 10h
Local: Diamantina | Mercado Velho 
 
Dia 6 de abril (sábado)
Horário: 20h
Local: Ouro Preto | Casa da Ópera
 
Dia 8 de abril (segunda)
Horário: 19h
Local: Betim | Auditório da PUC MINAS campus Betim
 
Dia 14 de abril (domingo)
Horário: 18h
Local: Belo Horizonte | Teatro Centro Cultural Unimed Minas
 
Dia 18 de abril (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Pouso Alegre | Teatro Municipal
 
Dia 21 de abril (domingo)
Horário: 10h30
Local: Poços de Caldas | Teatro Benigno Gaiga - Espaço Cultural da Urca
 
Dia 10 de maio (sexta-feira)
Horário: 20h 
Local: Montes Claros | Museu Regional do Norte de Minas 
 
Dia 11 de maio (sábado)
Horário: 20h 
Local: Carbonita | Praça das Padarias 
 
Entrada gratuita
*Os ingressos serão disponibilizados no momento do espetáculo (sujeito à lotação)
 
Mais informações: https://luzperegrina.minisite.ai/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.