Brand-News Publicidade 1200x90
06/02/2024 às 15h05min - Atualizada em 06/02/2024 às 15h05min

Mapeamento de artistas e agentes culturais LGBTQIAPN+ de Poços de Caldas começa a ser realizado

FONTE E FOTO: Danielle Vilas Bôas - [email protected]
C 
O coletivo LGBTQIAPN+ de Poços de Caldas, por meio da aprovação do projeto no edital da Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022), realiza um Mapeamento de artistas e agentes culturais LGBTQIAPN+ de Poços de Caldas
 
O mapeamento será feito através de um formulário online, disponibilizado através do Instagram e redes sociais do Coletivo, por meio de link e QR CODE, em cartazes afixados em locais públicos, equipamentos públicos e particulares, além de visitas in loco a diversos ambientes e eventos da cidade para distribuição de panfletos, com o intuito de realizar o registro de manifestações artísticas e culturais vinculadas e representativas da população LGBTQIAPN+.
 
O trabalho surge da necessidade e urgência em se ter dimensão de toda a diversidade dos diferentes universos LGBTQIAPN+ espalhados pela cidade. Não há restrições quanto às expressões culturais contempladas pelo Mapeamento: performance, dança, teatro, pintura, música, literatura, cinema, moda, produtores, grupos, coletivos e agentes culturais; todas podem fazer parte, estando inseridas profissionalmente ou não na cadeia produtiva da cultura.
 
Esta ação é extremamente importante para que se possa obter dados precisos acerca das dificuldades de acesso aos direitos pela população LGBTQIAPN+, que é uma realidade presente nos mais diversos contextos, assim como identificar boas práticas que visam o combate à LGBTfobia e a promoção da cidadania. Além disso, busca-se evidenciar a complexa cadeia produtiva, o espectro de linguagens e as identificações estéticas, éticas, políticas e socioculturais destes agentes. O formulário pretende coletar informações sobre empregabilidade, diversidade de expressões e linguagens artísticas de entes e agentes, além de mapear as redes, coletivos e organizações do segmento cultural LGBTQIAP+ de Poços de Caldas.
 
A partir da análise dessas informações pode-se articular e promover ações que impactem positivamente a vida da população LGBTQIAPN+, observando a pluralidade e os pontos convergentes, a fim de pensar estratégias para que essa população acesse direitos dentro das políticas culturais. O mapeamento é um instrumento que busca promover os trabalhos de artistas dando-lhes maior visibilidade, assim como indicar as atividades culturais que são desenvolvidas na cidade.
 
A equipe é composta por integrantes do Coletivo, pesquisadores e artistas de diferentes áreas: Rhuan Fagundes, Darlei Carlevatto, Nayla Cunha, Dani Silva, Will Moreira e Dani Vilas Bôas. O formulário é de fluxo contínuo e visa organizar as informações sobre artistas e agentes culturais e, consequentemente, fortalecer a rede de apoio entre contratantes, máquina pública e agentes culturais, além de permitir que os membros da comunidade (e fora dela) possam ter acesso ao conteúdo da pesquisa, com banco de dados aberto ao público (desde que autorizado pelo agente pesquisado).
 
O objetivo é fazer um levantamento inicial sobre a produção artística e cultural deste público possibilitando, assim, visibilidade para o que se produz de qualidade dentro desse segmento, sendo fundamental, inclusive, para o fortalecimento da identidade desta comunidade. Quem são os artistas que produzem a cultura LGBTQIAPN+ em nossa cidade? Onde são realizadas suas manifestações e quais os locais de sociabilidade desta população? São questões que este projeto busca responder. Além disso, a partir das demandas levantadas pela pesquisa, oferecer estatísticas que contribuam para elaboração de políticas públicas mais efetivas para esta população.
 
O questionário ficará disponível entre os meses de fevereiro, março e abril, de 05/02 a 10/04/24. Ainda em junho deste ano, o Coletivo LGBTQIAPN+ irá realizar uma apresentação com o resultado da coleta de dados, contendo todos os contatos artísticos dos cadastrados na pesquisa.
 
Em formato online, o formulário será aberto para respostas de pessoas maiores de 18 anos, residentes em Poços de Caldas e que se identifiquem com qualquer sigla da comunidade LGBTQIAPN+.

Link para formulário: https://forms.gle/DGMNyQ4F2JaTQgJc6
Mais informações: https://www.instagram.com/coletivolgbtpluspc/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.