Brand-News Publicidade 1200x90
31/01/2024 às 15h38min - Atualizada em 31/01/2024 às 15h38min

Cílios postiços podem fazer mal aos olhos?

FONTE E FOTO: Eutrópia LDC - [email protected]
c 
Uso prolongado fez a atriz Regina Casé perder a visão por dois dias. Levantamento mostra que a seleção e uso incorretos causam queda dos fios naturais e 5 importantes alterações nos olhos
 
Desde o Antigo Egito, a mulher expõe a saúde a riscos em busca da beleza. A nova febre de cílios postiços é só mais uma dentre tantas outras ameaças à saúde feminina. Fez a atriz Regina Casé perder a visão por dois dias, conforme relatou nas redes sociais. Não quer dizer que você deva abandonar o uso dos cílios. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, embora seja frequente nos consultórios mulheres com alterações nos olhos causadas por cílios postiços, o problema está na seleção e uso incorretos.
É o que mostram os prontuários de 180 mulheres atendidas em 2023 pelo hospital com problemas nos olhos causados pelo uso incorreto de cílios.
 
As alterações diagnosticadas foram:
. Alergia em 25% - ou 45 mulheres -, decorrente da falta de teste pelas pacientes de sensibilidade à fórmula da cola que pode conter ingredientes que causam irritação nos olhos, como formaldeído ou outros ingredientes químicos. “Algumas pessoas podem ser alérgicas a esses componentes, o que pode resultar em vermelhidão, coceira, inchaço ou lacrimejamento”, explica o oftalmologista.
 
. Ceratite (inflamação na córnea) ocorreu em 20% - ou 36 mulheres - em que a cola entrou diretamente nos olhos. Queiroz Neto afirma que córnea é bastante inervada e por isso, quando entra em contato com substâncias tóxicas, causa dor intensa, visão embaçada e em casos maios graves, queda da acuidade visual. Por isso, o oftalmologista recomenda lavar imediatamente os olhos com água abundante para eliminar todo resíduo de cola do olho e evitar danos maiores.
 
. Conjuntivite tóxica em 30% - ou 54 mulheres - causada pela da aplicação incorreta dos cílios postiços e penetração da cola nos olhos, que em contato com a conjuntiva causa sua inflamação. Os sintomas são vermelhidão, coceira, pálpebras inchadas e secreção aquosa nos olhos. 
 
. Olho seco em 15% - ou 27 mulheres -, ocasionado pelo uso frequente de cílios postiços pesados demais e detritos de cola, que interferem na produção da lágrimas, obstruindo as glândulas na base dos cílios e na borda das pálpebras que produzem a lágrima.
 
. Queda de cílios em 10% - ou 18 mulheres -, causada pelo uso de cílios muito volumosos que, por serem muito pesados, enfraquecem o bulbo dos fios naturais e provocam sua queda
 
PREVENÇÃO - Para prevenir danos aos olhos Queiroz Neto recomenda optar por cola hipoalergênica, ler o rótulo antes de comprar e descartar as fórmulas que contêm formaldeído, ingrediente conhecido por causar alergia. “Antes de usar, também deve ser feito o teste de patch, que consiste na aplicação de uma pequena quantidade de cola em uma área discreta da pele, como por exemplo atrás da orelha, no pulso ou dobra do braço”, ressalta. Não ocorrendo reação em 48 horas, a cola pode ser utilizada na fixação do cílios postiços.
 
COMO COLOCAR CÍLIOS - O oftalmologista afirma que o passo a passo para evitar que a cola penetre em seus olhos durante a fixação são:
· Retire os cílios da embalagem com uma pinça usando os dedos;
· Se necessário, ajuste o comprimento com uma tesoura;
· Aplique a cola na base dos cílios postiços;
· Aguarde alguns segundos para que a cola comece a ficar pegajosa;
· Posicione os cílios postiços o mais próximo possível da borda da linha dos cílios;
· Caso a cola penetre em seus olhos, retire os cílios imediatamente e lave-os abundantemente com água fria;
· Não desaparecendo o desconforto, consulte um oftalmologista imediatamente.
 
COMO RETIRAR SEM DANIFICAR OS NATURAIS:
· Aplique removedor de maquiagem na base dos cílio com um cotonete;
· Segure suavemente a ponta dos cílios postiços e puxe-os da borda externa para a interna;
· Nunca puxe os cílios para cima;
· Limpe a cola residual.
 
Queiroz Neto recomenda que por mais que você goste, não se deve usar cílios postiços diariamente. “Dê um tempo para fortalecer seus cílios”, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.