Brand-News Publicidade 1200x90
03/01/2024 às 16h12min - Atualizada em 03/01/2024 às 16h12min

Prefeitura entrega obra de reconstrução da Casa de Chá, no Recanto Japonês

FONTE: Brand-News / Prefeitura Municipal / G1 Sul de Minas - FOTOS: Brand-News
A nova Casa de Chá, que substitui a original, destruída por um incêndio em 2016 - Foto: Yurika MS
C 
Apesar de finalizada a obra, o ponto turístico continuará fechado ao público até o mês de julho para a realização de melhorias por parte da concessionária CITUR, que administra os principais pontos turísticos da cidade
 
Uma solenidade na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, marcou a entrega da obra de reconstrução da Casa de Chá, no Recanto Japonês, cuja estrutura havia sido destruída por um incêndio criminoso há pouco mais de sete anos. A solenidade reuniu o prefeito municipal Sérgio Azevedo, secretários, imprensa, autoridades, representantes do Legislativo, do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (CONDEPHACT-PC) e da Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas.
 
Apesar da conclusão e entrega da obra, que teve projeto executivo e coordenação da arquiteta Elisabete Emi Niwa, o espaço, chamado de “Senshintei - Pavilhão da Purificação”, permanecerá fechado neste primeiro semestre até a realização de melhorias na estrutura do ponto turístico pela CITUR - Circuito Integrado do Turismo. Segundo o diretor Marcos de Carvalho Dias, os projetos já estão prontos. Ele ressaltou o compromisso da concessionária em “manter o Recanto Japonês como um pedaço do Japão em Poços”. A expectativa é que o local receba atrações como lojas de souvenir e praça de alimentação, todas na temática japonesa.
 
A reconstrução da Casa de Chá começou em junho de 2023 e foi feita em um período de sete meses, devido ao Termo de Colaboração 02/2019, firmado com a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas. O termo foi assinado em agosto de 2019, mas sofreu ajustes devido às restrições da pandemia de Covid-19, por isso, o espaço só terminou de ser revitalizado agora.
As ações foram retomadas com a chegada, à cidade, de uma equipe de marceneiros japoneses, entre junho e agosto de 2023. São eles: Tomohiro Matsushita, Teruki Komatsu e Yutaka Kawahara.
 
O projeto arquitetônico e mão de obra especializada foram doados pelo empresário japonês Norio Nakashima, que desenvolve trabalhos de construção e restauração de templos com arquitetura e método construtivo japonês no mundo todo.
A empresa enviou três mestres para reconstruir a casa usando uma técnica japonesa de encaixe de madeiras. Além disso, a estrutura, as paredes e o telhado foram reconstruídos.
A obra também contou com a participação da divisão de carpintaria da Secretaria de Projetos e Obras Públicas e servidores da Secretaria Municipal de Turismo.
 
Israel Souza Pereira, secretário municipal de Turismo, agradeceu a participação dos membros do CONDEPHACT-PC e destacou a dedicação e o trabalho dos funcionários da carpintaria local, os quais contribuíram efetivamente nessa missão.
 
Arnaldo Sato, presidente do Clube Nikkey de Poços de Caldas (na foto com a arquiteta Elisabete Emi Niwa), disse que “o momento representa um símbolo de amizade entre nós, descendentes de japoneses, com a cidade”. Também usaram da palavra o presidente do CONDEPHACT-PC, Evandro Gomes Limão, e a vereadora Regina Cioffi, que destacou a participação e apoio da Câmara Municipal. “Estamos juntos com a administração, buscando melhorias para Poços”, disse. “Sonhar junto é realizar; nos unimos e hoje estamos inaugurando a Casa de Chá.”
 
Já o prefeito Sérgio Azevedo lembrou que assim como Cristo Redentor - um dos equipamentos administrados pela CITUR - a Casa de Chá era apenas contemplativa. “Agora vamos ter a cerimônia do chá”, afirmou.
 
“A reconstrução, além de ser um marco para o turismo local, reforça a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, resgatando tradições e promovendo a salvaguarda da cultura japonesa e sua relação com o Brasil.”
 
O projeto foi financiado com recursos do Fundephact (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas), aprovado pelo CONDEPHACT-PC, e um percentual doado pela Fertilizantes Mitsui à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, antes do incêndio da Casa de Chá, destinado a melhorias no local.
  
O projeto de reconstrução foi coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, com apoio das secretarias de Projetos e Obras Públicas e de Governo, Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas, Nakashima Komuten Co, CONDEPHACT, Hotel Nacional Inn, Restaurante E&E e CITUR.
 
Descerramento da placa contou com a participação do vereador Wellington Guimarães, vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas, o diretor da CITUR Marcos de Carvalho Dias, a vereadora Regina Cioffi, o secretário de Turismo Israel Pereira, a arquiteta Elisabete Emi Niwa, o prefeito Sérgio Azevedo, o presidente do CONDEPHACT-PC Evandro Limão, e o representante da Associação Nikkey, Arnaldo Sato
 
 
RECANTO JAPONÊS - Inaugurado em 1975, o Recanto Japonês é uma réplica de um jardim japonês localizado próximo à Serra de São Domingos, rodeado por mata nativa.
Com construções e vegetação típicas, o jardim, denominado “YUGUIEN” (amizade e fraternidade), inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei do palácio imperial japonês. O local também abriga um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos.
 
Antes de ser atingida por vândalos na madrugada de 28 de agosto de 2016, a Casa de Chá possuía uma arquitetura inspirada na cultura oriental, com estrutura de madeira. Após o incêndio criminoso, restou apenas a base de concreto, que ainda demarcava a área.
 
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a equipe chegou ao local, o fogo já tinha destruído todo o espaço. Dois adultos foram presos e três menores apreendidos suspeitos de terem cometido o crime.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.