Brand-News Publicidade 1200x90
27/12/2023 às 16h06min - Atualizada em 27/12/2023 às 16h06min

Lista do Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Poços possui 263 itens

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Ao todo são 263 bens, entre eles, a Igreja de São Domingos
C 
A relação, divulgada pela Prefeitura Municipal, inclui diferentes locais e manifestações culturais
 
A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact), divulgou a lista de bens que compõem o atual Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Poços de Caldas (Ipac).
A publicação serve para garantir a transparência dos atos relacionados à preservação do patrimônio cultural poços-caldense. A relação possui 263 itens e inclui diferentes locais e manifestações culturais.
 
OS BENS - Entre os edifícios e eventos listados estão o Palace Hotel, o Palace Cassino, o coreto da Praça Pedro Sanches, a Festa de São Benedito, a produção de cristais, as Thermas Antônio Carlos, a Urca, o Chalé Frayha, o Hotel Floresta, a Igreja de São Domingos, o Hospital da Santa Casa, a Prefeitura e o Hotel Minas Gerais. Há ainda várias residências antigas da área central, além de locais como a Serra de São Domingos, a Fonte dos Amores, as ruínas da Usina de Antas e o antigo leito ferroviário. A dança de catira também está incluída.
Acesse a lista completa: https://abre.ai/hJJV.
 
IMPORTÂNCIA DO TOMBAMENTO - Alguns já foram tombados. Outros encontram-se em fase de tombamento ou de registro. O tombamento é um meio de proteger locais que tenham um valor histórico, afetivo, arquitetônico ou cultural para a cidade. Ele ocorre depois de uma avaliação técnica. O objetivo é garantir que esses imóveis não sejam descaracterizados ou destruídos.
A valorização do patrimônio histórico-cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural é manter a identidade local.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.