14/12/2023 às 15h20min - Atualizada em 14/12/2023 às 15h20min
Núcleo de Capacitação Digital forma cabeleireiros e manicures
FONTE E FOTO: Opção Comunicação - Assessoria de Imprensa Alcoa Poços de Caldas
Fabio Costa (3º da esq. p/ dir. agachado), coordenador de Relações Comunitárias e Comunicação, e Elivelton Ferraz (9º da esq. p/ dir. agachado), analista de Comunicação Interna e Mídias Sociais, representaram a Alcoa na formatura c
Projeto da ABACO, que teve apoio do Instituto Alcoa, também promoveu capacitação sobre jornalismo para crianças e adolescentes
O projeto “Núcleo Capacitação Digital” da ABACO - Associação Beneficente de Apoio à Comunidade de Poços de Caldas (MG) promoveu, em 5 de dezembro, a formatura de nove turmas dos cursos profissionalizantes de Cabeleireiro e Manicure para cerca de 60 adultos da Zona Sul de Poços e de uma turma do “Comunica-se”, curso com aulas sobre jornalismo e comunicação para 40 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa recebeu apoio por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa, com edital de 2021, e começou no período pandêmico, razão pela qual as aulas eram 100% online. De acordo com Thaís Novais, orientadora social da ABACO, com o passar do tempo, as flexibilizações possibilitaram a realização de aulas presenciais e práticas, tornando o ensino híbrido.
A orientadora relata que, graças ao suporte do Instituto Alcoa, “foi possível a aquisição de equipamentos modernos como computadores, celulares e câmeras fotográficas, além de cobrir os custos dos instrutores.” Ela enfatiza que a reformulação do formato dos cursos “aumentou significativamente a participação dos alunos, especialmente nas aulas práticas presenciais.”
Fabio Costa, coordenador de Relações Comunitárias e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, enfatiza a constante colaboração e aliança com a ABACO. “É uma entidade é localizada próxima à nossa fábrica, o que é motivo de grande satisfação, pois temos a certeza de que o projeto beneficia os residentes das comunidades locais e o capacitam para o mercado de trabalho”, conclui.