Brand-News Publicidade 1200x90
22/11/2023 às 15h02min - Atualizada em 22/11/2023 às 15h02min

Dia da Consciência Negra: Documentário sobre a Festa de São Benedito será exibido nesta quinta-feira

FONTE: Juliano Silva Comunicação & Eventos - FOTO: Divulgação
c 
Após exibição do filme haverá bate-papo intermediado pela professora e historiadora Maria José de Souza (Tita)
 
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Galpão das Artes receberá a exibição do documentário ‘Festa de São Benedito - Um século de resistência’, produção audiovisual sobre o festejo centenário cercado de fé, dor, alegria, resistência e persistência, sobretudo da população afro-brasileira. A sessão será realizada nesta quinta-feira, dia 23, às 19h30, e tem entrada aberta e gratuita.

O filme aborda histórias como a imagem de São Benedito trazida a Poços pelo ex-escravizado Herculano de Araújo Cintra, conhecido como Tio Herculano, que, com a ajuda de outros moradores, construiu a primeira capela em homenagem ao santo negro, sobre o antigo cemitério, hoje Igreja Matriz. Outros assuntos são a tradição dos Ternos de Congo e Grupos de Caiapós, a participação da mulher, a preservação do patrimônio material e imaterial, a continuidade e as próximas gerações.
 
Após a exibição do documentário, haverá bate-papo com a professora e historiadora Maria José de Souza (Tita) e a convidada Eduarda Carimbá, presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas.
 
‘Festa de São Benedito - Um século de resistência’ foi viabilizado pelo Edital Culturas Populares do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e tem direção de Juliano Silva, assistência de direção de Chiara Carvalho, entrevistas de Juliano Borges e produção audiovisual de Nando Assis.
 
A exibição e circulação especial do documentário tem o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, e a realização de Juliano Silva Comunicação & Eventos e Carvalho Agência Cultural.
 
SERVIÇO:
Exibição do documentário ‘Festa de São Benedito - Um século de resistência’
Quando: 23 de novembro, às 19h30
Onde: Galpão das Artes (R. Benedita Lucas da Silva, 80 - Jardim Ipê)
Entrada gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.