Brand-News Publicidade 1200x90
21/11/2023 às 15h25min - Atualizada em 21/11/2023 às 15h25min

Theatro Municipal de São Paulo anuncia sua Temporada de 2024 com sete óperas e destaque para mulheres compositoras

FONTE: Laila Abou Mahmoud - [email protected] - FOTO: Stig/Divulgação
c 
Elaborar a programação de uma das mais queridas casas de ópera do país e manter os títulos e programações atrativos e consonantes às questões de seu tempo traz desafios. Pelo terceiro ano consecutivo, o Theatro Municipal contou com um comitê curatorial transdisciplinar para a elaboração da programação: Ana Teixeira, pesquisadora em dança, artista e professora universitária; Elodie Bouny, violonista e compositora; Gabriella Di Laccio, cantora lírica, ativista e criadora da fundação internacional Donne, Mulheres na Música; Isabel Santos Mayer, educadora e gestora da Rede de Leitura LiteraSampa; e Ailton Krenak, escritor e filósofo para discutir e deliberar, junto à direção e corpos artísticos, potencialidades e possibilidades, ampliando horizontes e apontando temáticas e recortes.

A programação contará com sete óperas: Madama Butterfly, de Puccini, Carmen, de Bizet, uma ópera nacional, O Contratador de Diamantes, de Francisco Mignone, O Castelo do Barba Azul, de Béla Bartók, O Olhar de Judith, de Malin Bång, Nabucco, de Giuseppe Verdi, e María de Buenos Aires, de Piazzolla, remontagem de 2021.
 
“Todo o esforço da nomeação dos membros do comitê e dos programas da temporada é também uma alavanca poética de reinvenção, uma forma de mostrar nosso olhar sobre o mundo e a arte. Uma poiesis que convoca, inevitavelmente, o espírito de seu tempo”, diz Andrea Caruso Saturnino, no texto em que apresenta a programação do ano.
Ela salienta que, assim como nos últimos anos, o protagonismo de mulheres compositoras e intérpretes foi ficando cada vez mais evidente ao longo de todas as temporadas, e um esforço consciente de evidenciar nomes e personagens que não tiveram seu devido destaque nos registros históricos seja em função de seu gênero, sua orientação sexual, sua identidade racial, sua classe social ou sua nacionalidade se mostrou presente em todas as conversas.
 
SERVIÇO:
Theatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Sé - São Paulo, SP
Capacidade Sala de Espetáculos - 1503 pessoas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.