Brand-News Publicidade 1200x90
14/11/2023 às 17h16min - Atualizada em 14/11/2023 às 17h16min

Projeto Música Sacra nas Igrejas - “Concerto Ave-Maria”

FONTE E FOTO: Vivace - Movimento Artístico Musical
c 
Música sacra é divina inspiração
 
A Vivace - Movimento Artístico Musical apresenta neste mês de novembro, em cinco igrejas de Poços de Caldas, o Circuito Música Sacra - Concerto Ave-Maria. As apresentações, com patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas e abertas ao público, vão acontecer no período de 18 a 27 de novembro (veja a programação abaixo). Já apresentado em várias igrejas em Poços de Caldas, com grande êxito, o projeto pretende se estender às cidades circunvizinhas.
 
O concerto conta com a participação de 35 cantores que integram o Vocal Vivace, acompanhados por piano, com arranjos vocais a quatro e cinco vozes, criteriosamente elaborados, além de uma primorosa iluminação. Maria Inês Lobão assina a direção de produção e apresenta-se ao piano, e Raquel Mantovani atua como diretora musical e regente.
 
A oração “Ave-Maria”, tal como a conhecemos hoje, é o resultado de um longo processo desde o período medieval. Como saudação angélica, sua primeira parte encontra-se no evangelho de lucas 1:28 e Lucas 1:42. Inicialmente era usada somente na liturgia dos mosteiros e somente no ano 1.000 se tornou uma oração popular.
No séc. XV, através do papa Piu V, a segunda parte foi incorporada e divulgada num breviário.
A partir de então, os mais variados compositores fizeram uso desta oração como fonte inspiradora de suas obras, que atravessaram fronteiras e séculos, sempre presentes em grandes concertos internacionais.
 
“Através de profícua pesquisa alusiva ao tema, chegamos ao conhecimento de cerca de 40 ´Ave-Marias´, dentre as quais selecionamos 10 mais expressivas com variados estilos, desde Bach-Gounot, passando por Shubert, Mascagni, Verdi, Caccini até o nosso grande mestre Villa-lobos”, explicam Maria Inês e Raquel.
 
O objetivo do projeto é levar ao grande público, nos espaços sacros, esse repertório, geralmente restrito às salas de concerto. Apresentar a diversidade de estilos que o tema inspira, oferecendo às pessoas a oportunidade de se sensibilizarem, através da magia da música, com a icônica oração, cuja presença é absolutamente marcante na história da humanidade, independente do credo religioso.
 
PROGRAMAÇÃO:
. Dia 18/11, sábado, às 19h (Igreja São Sebastião)
. Dia 19/11, domingo, às 11h (Igreja São Domingos) e às 18h (Basílica Nossa Senhora da Saúde)
. Dia 25/11, sábado, às 19h45 (Igreja N. S. Aparecida)
. Dia 27/11, segunda-feira, às 21h (Igreja N. S. das Graças)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.