Brand-News Publicidade 1200x90
31/10/2023 às 15h18min - Atualizada em 31/10/2023 às 15h18min

Orquestra Ouro Preto estreia "Brasil com S"

FONTE: Fábio Gomides - [email protected] - FOTO: Rapha Garcia
C 
Formação mineira apresenta repertório com obras inéditas de grandes compositores brasileiros, de diferentes gerações, que evidencia a multiplicidade musical do país; apresentação será no dia 5 de novembro, pela série Domingos Clássicos, do Sesc Palladium, em BH
 
Em uma temporada marcada pela ousadia nos projetos e pela grande diversidade de estilos, a Orquestra Ouro Preto comprova, mais uma vez, sua excelência e versatilidade ao apresentar ao público e dar eco a grandes compositores brasileiros de música de concerto, levando ao palco do Sesc Palladium um painel múltiplo da produção contemporânea do país no concerto “Brasil com S”. A estreia será no dia 5 de novembro, às 11h, pela série Domingos Clássicos, no Sesc Palladium, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
 
Um time de primeira grandeza foi convocado para compor o repertório. De Alexandre Guerra, a Orquestra executa “Inspirações Inconfidentes”, inspirada em “O Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles. Também em plena ebulição criativa, Alexandre Travassos faz a ponte entre a música e a literatura em “A Morte do Bode Tião”, cordel musicado especialmente para a formação mineira, que também irá compor o programa. Para esta obra, os músicos terão a companhia do solista Jonatas Bueno, à clarineta.
 
A efervescência e maturidade artística dos criadores brasileiros se evidencia nas escolhas de obras dos mestres Nelson Ayres e Jaime Alem. O primeiro, um dos mais proeminentes e representativos nomes da música brasileira, seja como instrumentista, arranjador, compositor ou maestro, engrandece a noite com “3 Momentos para Cordas e Percussão”, que dialoga diretamente com as raízes percussivas de Minas Gerais. De Alem, diretor musical de Maria Bethânia por 27 anos, profundo conhecedor da música e da cultura brasileira, será apresentado “Suíte Influências”, com participação especial do grupo de choro Toca de Tatu.
 
“A Orquestra Ouro Preto é versátil por natureza. Faz parte do nosso DNA essa ligação com o Brasil e com a nossa música. E a ligação que estabelecemos com nosso público mostra que essas barreiras musicais estão aí para serem quebradas”, afirma o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra.
 
“Brasil com S” enfatiza tudo isso ao trazer ao palco quatro visões distintas de país e de música por meio de quatro compositores ali representados. “A gente se une na diferença, é muito emblemático esse pensamento. É uma visão de Brasil amplo, cheio de curvas, infinito e orgânico”, compara o maestro.
 
Promover e enaltecer a arte brasileira, democratizando seu acesso a todos os públicos, é o que une mais uma vez o Instituto Cultural Vale à Orquestra Ouro Preto.
Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
 
SERVIÇO:
Orquestra Ouro Preto: Brasil com “S”
Data: 5 de novembro
Horário: 11h
Local: Sesc Palladium - Rua Rio de Janeiro, 1.046 - Centro
Ingressos: www.sympla.com.br
Informações: www.orquestraouropreto.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.