Brand-News Publicidade 1200x90
27/10/2023 às 16h07min - Atualizada em 27/10/2023 às 16h07min

Oktoberfest Blumenau, a grande festa da cerveja!

Jean Benetti - Sommelier de Cervejas
[email protected]
C 
A cerveja Spaten, presente desde a primeira edição na festa alemã, é a “bola da vez”; destaque também para as cervejarias artesanais
 
A famosa Oktoberfest é uma grande festa alemã que foi criada para festejar o casamento do rei bávaro Luís I no ano de 1810. Devido às condições climáticas da região onde ocorre a festa em Munique, na Alemanha, a folia alemã foi adiantada para o mês de setembro, porém é programada para terminar sempre no primeiro domingo de outubro, durando exatamente 15 dias.
 
Não é só na Alemanha que se tem essa festança, os descendentes alemães mundo afora criaram a Oktoberfest também em outros países como Argentina, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietnã e, claro, no Brasil. Em nosso país ocorre a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para a do país de origem. A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, recebe aproximadamente 700 mil pessoas todos os anos, durante 2 semanas em outubro.
 

Em Blumenau a festa teve início em 1984, depois de a cidade ter sofrido uma enchente do rio Itajaí-Açu. O objetivo era levantar a moral dos moradores, além de reerguer a economia local. Neste ano de 2023 tivemos a 38ª edição da festa, que foi prorrogada para até o próximo domingo, dia 29 de outubro, pois seu início foi adiado devido às fortes chuvas e uma nova enchente no início de outubro deste ano.
 
Este ano tive o prazer e a oportunidade de conferir pela primeira vez, pessoalmente, esta grande festa da cerveja e ainda comemorar meu aniversário em terras catarinenses. Digamos que a Oktoberfest é um carnaval alemão com músicas alemãs, cheio de gente bonita e fantasiada de alemães com aquelas roupas típicas usadas na época em que a festa foi criada no país germânico.
 
 
O local onde ocorre a Oktoberfest em Blumenau é muito grande. Na entrada, do lado esquerdo, temos a Vila Alemã, cheia de restaurantes e lojinhas com produtos típicos, em volta desta vila é o parque de diversões, e ao fundo montaram uma grande praça de alimentação. Já do lado direito da entrada da festa existem quatro pavilhões interligados; cada um deles do tamanho do ginásio poliesportivo de Poços de Caldas, para se ter uma ideia. Estes pavilhões possuem palcos onde ocorrem ao mesmo tempo shows com músicas típicas.
 
E as cervejas?
A cerveja Spaten é a “bola da vez”! Pra todo lado que fôssemos haviam várias torneiras da cerveja Spaten, a mesma desde a primeira Oktoberfest na Alemanha. Porém, falando de cervejas artesanais, cada pavilhão era agraciado por algumas cervejarias da região de Blumenau, tais como Bierland, Cervejaria Blumenau, Holzbier, Alles Blau, Patagônia, Schöler´s Bier e Schornstein, além da união de 5 microcervejarias da cidade: Balbúrdia, Omas Haus, Kewitz Browar, Container e Segredos do Malte.
 
Esta grande festa da cerveja é um evento muito alegre e divertido, sem dúvida muito marcante. Voltei para Poços de Caldas com gostinho de quero mais, já planejando retornar em outros anos. Prost!
 
 




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.