Brand-News Publicidade 1200x90
26/10/2023 às 15h22min - Atualizada em 26/10/2023 às 15h22min

Festival de cultura digital do país Hacktudo chega à sétima edição

FONTE: MNiemeyer Assessoria de Comunicação - Viviane Rosalem - [email protected] - FOTOS: Divulgação
c 
A edição 2023 do evento está de volta à Cidade das Artes com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura
 
De um lado, obras de Van Gogh em realidade virtual, uma instalação imersiva com um túnel de telas sobre as milhares de informações que recebemos a cada dia, uma exposição nostálgica sobre a evolução da tecnologia com jogo interativo e uma jornada sensorial sobre a cultura cibernética. De outro, corridas de drones, uma parede de escalada que simula uma placa mãe de computador, construída com base na fotografia “Deusa da Net”, projetos e exposições de trabalhos de artes visuais que permeiam temas como Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade.
 
De volta à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), o Hacktudo, maior festival de cultura digital do Brasil, chega à sétima edição repleto de novidades e atrações que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. As atividades, presenciais e gratuitas, prometem entreter o público de todas as idades, entre os dias 26 e 29 de outubro, proporcionando também uma ampla democratização do acesso à cultura e ao entretenimento.
 
Idealizado pela Araucária Agência Cultural, com direção e curadoria de Miguel Colker, o festival promove a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. O evento apresenta diversas atrações que fascinam e dão nome aos espaços diferenciados. No HackDrones acontecem as corridas de drones; no HackMaker estão as invenções artísticas da cultura maker e no HackLab, há um laboratório de oficinas criativas. Já no HackGo são realizadas as atividades participativas de realidade aumentada; na HackExpo estão as exposições interativas e instalações imersivas, e no HackDelas, as atividades são dedicadas às mulheres, cada vez mais presentes no festival e no mercado digital.
 

“Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia está aliada à cultura e vice-versa. O público está mais aberto e conectado às mudanças digitais que estão acontecendo. Queremos que todos tenham esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, com oportunidades de vivenciarem o virtual com a arte e, por isso, fazemos um festival gratuito e diversificado”, afirma Miguel Colker.
 
Para esta edição, entre as novidades, o executivo e produtor cultural decidiu levar os quadros “Quarto em Arles”, “Campo de Trigo sob um céu tempestuoso”, "Terraço do Café à Noite" e "Noite estrelada", do pintor impressionista Vincent Van Gogh, para a realidade virtual, para que o público pudesse “entrar” nas obras e explorar cada detalhe. “Traremos também uma parede de escalada de oito metros de altura, que simula uma placa mãe de computador. A atração foi construída com base na imagem ´Deusa da Net´, de autoria do meu pai (o fotógrafo Cafi), e convida os visitantes a conferir a exposição adjacente que reúne dados e imagens sobre arte e sustentabilidade”, conta.
 
O festival também faz um upgrade nas atrações HackDrones, com um circuito diferenciado e cheio de novos obstáculos para as corridas de drones e oficinas para quem quiser aprender a pilotar, e HackGo, com realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas.
 
SERVIÇO:
HACKTUDO - Festival de Cultura Digital
Local: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, RJ
Datas e horário: Dias 28 e 29 de outubro, das 14h às 22h
Entrada gratuita

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.