Brand-News Publicidade 1200x90
10/10/2023 às 15h50min - Atualizada em 10/10/2023 às 15h50min

Masp apresenta a mostra coletiva Histórias indígenas

FONTE: [email protected] - FOTO: Divulgação
Duhigó, Nepu Arquepu [Rede Macaco], 2019, acervo MASP, doação Fábio Ulhoa Coelho e Mônica Andrigo Moreira de Ulhoa Coelho, 2021
c 
A exposição, que será realizada no período de 20 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024, traz diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia através da arte
 
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em colaboração com o Kode Bergen Art Museum, apresenta de 20 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024 a mostra coletiva Histórias indígenas, que ocupa as galerias do 1º andar e 2º subsolo do museu. Em seguida, a mostra viaja para o Kode, em Bergen, Noruega, e fica em cartaz na instituição de 26 de abril a 25 de agosto de 2024.
 
A mostra traz diferentes perspectivas sobre as histórias indígenas de regiões da América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia, com a curadoria de artistas e pesquisadores indígenas ou de ascendência indígena, reunindo cerca de 285 obras de várias mídias e tipologias, origens e épocas - que vão desde o período anterior à colonização europeia até o presente -, de aproximadamente 170 artistas.
 
A coletiva compreende oito núcleos: sete dedicados a diferentes regiões do mundo, sendo elesRelações que nutrem: família, comunidade e terra (Canadá); A construção do "eu" (México); Histórias de pintura no deserto (Austrália); Pachakuti: o mundo de cabeça para baixo (Peru); Rompendo a representação (Maori, Nova Zelândia); Tempo não tempo (Brasil); Várveš: escondidos do dia (Sami, Noruega); e um núcleo temático organizado por todos os curadores da mostra, intitulado Ativismos.
 
Durante a mostra, a programação inclui ainda os encontros online e presencial com os temas Direitos e cosmopolíticas e Aldear o mundo, voltados para a formação de educadores e interessados.
 
Histórias indígenas tem patrocínio master do Nubank, apoio da Sotheby’s e do Norwegian Consulate, apoio cultural da National Gallery of Australia; National Gallery of Canada, Musée des beaux-arts du Canada; Canada Council for the Arts; Creative New Zealand - Arts Council of New Zealand Toi Aotearoa e INBAL e coorganização do Kode.
 
PUBLICAÇÕES - Por ocasião da mostra, duas publicações serão editadas pelo MASP: um catálogo publicado em edições separadas em português e inglês, reproduzindo as obras da mostra; e ensaios escritos por Abraham Cruzvillegas, Adriano Pedrosa, Alexandra Kahsenni:io Nahwegahbow, Bruce Johnson-McLean, Edson Kayapó, Kássia Borges e Renata Tupinambá, Irene Snarby e Susanne Hætta, Jocelyn Piirainen, Sandra Gamarra e Wahsontiio Cross.
Também será lançada uma antologia, em edições separadas em português e inglês, com textos de diferentes autores, não se restringindo a textos acadêmicos ou a fontes centradas nos grandes acontecimentos da História, a fim de construir um panorama mais diverso, inclusivo e plural. As publicações da série dedicada às Histórias propõem despertar discussões e dúvidas que poderão, elas mesmas, ser reconsideradas, revistas e reescritas futuramente.
 
 
SERVIÇO:
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Endereço: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3149-5959
Horários: Terça grátis. Terça, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas
Ingressos: R$ 60 (entrada); R$ 30 (meia-entrada)
Agendamento online obrigatório pelo link masp.org.br
 
Redes sociais: Site / Facebook / Twitter / Instagram

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.