Brand-News Publicidade 1200x90
05/09/2023 às 15h29min - Atualizada em 05/09/2023 às 15h29min

Carnaverata em Diamantina marcará o lançamento do Carnaval 2024

FONTE E FOTO: [email protected]
C 
Com expectativa de atrair 5 mil pessoas, a inovadora celebração será realizada dia 22 de setembro na cidade histórica mineira
 
Uma mistura contagiante de tradição, história e inovação está prestes a tomar conta das ruas de Diamantina (MG). A cidade histórica se prepara para receber um evento único e emocionante: a Carnaverata será dia 22 de setembro, marcando o lançamento oficial para o Carnaval 2024, com a expectativa de atrair um público aproximado de 5 mil pessoas. 
 
Promovida pela Prefeitura de Diamantina, em parceria com a Pulsar Brasil, e com o apoio da Tambasa Atacadistas via Lei de Incentivo à Cultura Federal, a Carnaverata nasce inspirada nas emblemáticas Vesperatas, tradição profundamente enraizada na cultura local e na história desta encantadora cidade mineira. 
 
Atualmente um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina. Com origem nas práticas tradicionais da cidade no século XIX, o concerto noturno é realizado a céu aberto por bandas que se apresentam no centro histórico do município, unindo cultura e gastronomia local. 
Em 2023, a temporada da Vesperata de Diamantina iniciou em abril e vai até o mês de outubro. 
 
Ao trazer à tona a rica herança destes dois eventos tão significativos para a cidade, a Carnaverata forma um mix de inovação, criando um ambiente festivo que une o passado e o presente de maneira cativante. Afinal, a musicalidade de Diamantina sempre foi uma grande potência e o carnaval soube aproveitar isso. 
 
Ao longo dos anos, muitas folias contaram com programação quase exclusiva de atrações musicais diamantinenses. Com o tempo, as rodas de amigos no Beco do Mota, no Porão de Oscar e em tantos outros lugares cantados nas marchinhas de carnaval, originaram bandas que alcançaram renome nacional, mas também grupos que mantêm vivas as tradições de centenários blocos carnavalescos. 
 
“Neste lançamento do Carnaval, a cidade quer mostrar como a retomada dessas origens inflaram nos moradores o sentimento de pertencimento, ativando também a criatividade, com a transformação do seu maior produto turístico em Carnaval. A Carnaverata, assim como a Vesperata, são criações genuinamente diamantinenses. E nós temos o prazer de convidar a todos para conhecer”, declarou Alberis Mafra, Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Diamantina.
 
Programação da Carnaverata Diamantina 2023 - Sexta-feira 22/09:
17h - Concentração Bloco Me Ampara Senão Eu Caio e Bloco Sapo Seco - Rua do Amparo
20h - Carnaverata - Rua da Quitanda
21h - Banda Iukerê - Praça do Mercado Velho
22h - DJ Paulo Ribeiro - Praça do Mercado Velho
23h - UH!Bloco - Praça do Mercado Velho
 
Para mais informações e atualizações sobre a Carnaverata, visite o site oficial da Prefeitura diamantina.mg.gov.br, acompanhe o @prefeituradiamantina no Instagram ou entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista (38) 35319-532.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.