Brand-News Publicidade 1200x90
27/07/2023 às 14h58min - Atualizada em 27/07/2023 às 14h58min

MB2 realiza roda de rap nesta sexta na Pista de Skate

FONTE: Carvalho Agência Cultural - FOTO: Divulgação
,
Novo trabalho do artista pretende garantir mais visibilidade ao Rap na cidade
 
Atento à produção cultural e artística contemporânea, o rapper MB2 apresenta sua nova proposta para viabilizar a circulação de shows autorais para promoção do seu trabalho e de outros artistas da cena do rap na cidade - assim, nasce a ‘Roda de Rap com MB2 e Convidados’. A primeira ação está prevista para esta sexta-feira, 28 de julho, às 19h30, na Pista de Skate do Parque Municipal Antônio Molinari, em Poços de Caldas. 
 
Inspirado nas tradicionais rodas de samba, que são realizadas por todos os cantos do país, pretende dar vida a uma nova ideia que há tempos vem sendo pensada, mas que ainda não havia sido executada por ele. Assim, MB2 se apresenta reproduzindo o formato de uma roda de samba que ao invés dos tradicionais instrumentos (cavaco, pandeiro, tamborim) tem a presença do DJ convidado Leopac e a participação de outros rappers da cena local: Adeptos MC’s, Lu Afri e Semeador.
 
Os rappers irão apresentar seus trabalhos autorais e também cantar juntos, músicas que são inspiração em suas trajetórias e que marcaram também a cultura do hip-hop brasileiro.
O objetivo é ocupar os espaços públicos com uma proposta contemporânea e totalmente diferenciada para fortalecimento da cultura negra, especialmente do rap, fomentando a produção artística de nomes da cena musical de Poços de Caldas.
 
“O rap, o pilar poético do movimento hip hop, justamente por ser uma cria e fazer parte da cultura negra, não é diferente, usado como o ´grito´ de uma voz que precisa ser ouvida, é de toda forma tentado a ser ocultado, porém, orgulha-se de ser um dos movimentos culturais mais duradouros e, principalmente, mais consumido nas periferias de todo o país e do mundo. Além disso, tendo em vista que o rap é conhecido como a linguagem da população periférica, pretendemos levar uma mensagem direta a toda população, para que se conscientizem e valorizem suas raízes, história e lutem contra o racismo, sendo uma oportunidade de dialogar e alcançar diferentes pessoas”, comenta MB2.

RELEVÂNCIA DA PROPOSTA - Os movimentos musicais brasileiros, samba, funk e rap, são fortemente associados à negritude. Observa-se que o tratamento, em grande medida discriminatório, dado pela sociedade brasileira ao samba, no passado, e ao rap e ao funk, no presente, explicita o caráter sintomático do racismo em nosso país. Ainda que desde a década de 1930 se venha construindo um discurso que busca disseminar a ideia de democracia racial no Brasil, o racismo insiste em ressurgir nas mais variadas relações sociais, da maior probabilidade de morte por meios violentos enfrentada pela população negra às dificuldades que se impõem a suas produções artísticas.
 
O rap e o samba são pilares da cultura brasileira, são crias e fazem parte da cultura negra. O samba em seus primórdios também já foi bastante marginalizado, mas hoje é um dos mais importantes gêneros musicais brasileiros. Da mesma forma, nos dias atuais, o rap ainda sobre bastante preconceitos, e a presente proposta quer justamente fazer a quebra destes paradigmas.
Nesse sentido, a intenção é que as rodas de rap sejam exemplo de pautas diversas em eventos que são realizados nos espaços públicos, garantindo oportunidade para celebrar e trazer para diferentes pessoas e para os espaços da cidade a pluralidade cultural afro-brasileira. 

A ação é viabilizada com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, tem produção de Chiara Carvalho e Patrícia Bombom, além do apoio da marca de roupas urbanas Interiô.

SERVIÇO:
Roda de Rap com MB2 e Convidados
Data: sexta-feira, 28 de julho
Horário: a partir das 19h30
Local: Pista de Skate do Parque Municipal Antonio Molinari, Country Club
*gratuito
 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.