Brand-News Publicidade 1200x90
27/06/2023 às 16h04min - Atualizada em 27/06/2023 às 16h04min

Livrarias estão também sumindo de nossa cidade?

Por Odair Camillo - Jornalista
Livraria Centenária, em Poços, encerrou suas atividades em junho de 2022. Antes, promoveu uma mega promoção de livros de vários títulos e todos os estilos - Foto: Brand-News
C 
Inaugurada em 1969 por Eva Herz, a Livraria Cultura, uma das mais tradicionais de São Paulo, fechou suas portas ontem, dia 26, no Conjunto Nacional na Avenida Paulista, após a decretação de falência, cumprindo uma ordem de despejo. Agora, a icônica livraria ficou apenas com uma loja física em Porto Alegre (RS), e mantém suas operações pelos canais digitais.
 
Infelizmente, notícias como esta deixa-nos apreensivos, já que a leitura estimula as pessoas quanto a seu aprimoramento e a capacidade interpretativa, o raciocínio, a criatividade e o senso crítico.
A escrita, e obviamente a leitura, foi um dos passos mais importantes para a evolução da humanidade, tornando-se o principal meio de absorção de conhecimento no mundo. A redução dessa atividade traz, consequentemente, o declínio e a fragilidade de um povo. A leitura desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
 
Essa crise editorial por que passa nosso país, acabou refletindo em nossa cidade, que ao longo dos anos vem perdendo suas livrarias e pontos de encontros literários.
Lembro-me que ao assumir a presidência da Academia Poços-Caldense de Letras, consegui uma parceria com a Agência Centenária, localizada num ponto estratégico da praça Pedro Sanches, uma prateleira inteira com livros e publicações literárias dos acadêmicos que tinham sua obra publicada, e de outros escritores que se destacaram no passado, contando fatos e histórias relevantes de nossa cidade.
 
Agora, o que percebo é a existência de bancas de jornais vendendo quase tudo, desde água mineral a jogos de loteria, verdadeiras lojas comerciais, menos os jornais e revistas que também desapareceram, além dos tão importantes livros editados por alguns escritores locais, e nacionais. É a crise que chegou, num país tão rico e poderoso.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.