Brand-News Publicidade 1200x90
19/06/2023 às 16h31min - Atualizada em 19/06/2023 às 16h31min

Pinacoteca de São Paulo realiza exposição de Antonio Obá com instalação inédita

FONTE: Imprensa Pinacoteca de São Paulo - [email protected] - FOTO: Bruno Leão
Fata Morgana nº 1 (2022)
c 
Com obras fundamentais, Revoada é a primeira mostra de um artista brasileiro a ocupar a Galeria Praça, na Pina Contemporânea
 
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Pauloapresenta Antonio Obá: Revoada, segunda mostra a ocupar a Galeria Praça da recém-inaugurada Pinacoteca Contemporânea. Com curadoria de Ana Maria Maia e Yuri QuevedoRevoada apresenta cerca de 20 pinturas e uma instalação inédita, que dá título à exposição, tendo a figura da criança como fio condutor. Também compõem a mostra obras pouco vistas no Brasil, como Banhistas nº 3 - Espreita (2020) e Fata Morgana nº 1 (2022).
 
O trabalho de Antonio Obá é constituído por três importantes pilares, que conduzem a narrativa desta exposição: a rememoração de acontecimentos históricos - em geral marcos de violência e luta por direitos de pessoas negras nos Estados Unidos -, a atribuição de novos significados a esses episódios e o processo educativo. Juntos, cada um desses aspectos do trabalho constituem um programa para lidar com o tempo, articulando ações de ressignificação, transformação e emancipação.
 
A instalação Revoada foi construída em diálogo com a história do museu, que nasceu originalmente para ser uma escola. No início do século XX, o edifício da Pina Luz funcionava como o Liceu de Artes e Ofícios, escola dedicada à educação artística voltada para a capacitação profissional dos alunos. Entre as técnicas ensinadas no Liceu estava a fundição, linguagem escolhida pelo artista para desenvolver a instalação. Durante os últimos meses, Obá organizou oficinas na Pina Contemporânea, na Ocupação 9 de Julho (Movimento Sem Teto do Centro) e no Colégio Vera Cruz, onde moldou cerca de 200 pares de mãos de crianças em resina. Agora essas peças vão alçar voo na Galeria Praça - pavilhão que conserva os arcos trabalhados em ferro da construção da antiga Escola Estadual Prudente de Morais.
  
Além da instalação, 20 pinturas se organizam a partir do tema da infância e de um movimento vertical, muito presente no trabalho de Obá. No percurso de revisitar momentos da história, o artista inscreve a tragédia e a violência em um tempo mítico, transformando os personagens históricos em entidades, arquétipos que podem rever sua posição na própria história. Por meio de seu trabalho, Obá busca transmutar momentos trágicos em episódios poéticos, sem dessa maneira esquecer aquilo que martirizou quem viveu esses momentos.
 
A exposição Antonio Obá: Revoada é patrocinada pela Livelo, na cota Apresenta.
 
SOBRE O ARTISTA - Antonio Obá (Ceilândia, 1983) vive e trabalha em Brasília. O artista participa de exposições coletivas e individuais desde 2001, com um trabalho que maneja história e universo simbólico, alinhavando linguagens e experiências próprias. Suas últimas exposições incluem Path, Oude Kerk, Amsterdam; Antonio Obá: FablesX Museum, Pequim (2022); Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileirosIMS Paulista, São Paulo (2021); Enciclopédia NegraPinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (2021).
 
SERVIÇO:
Antônio Obá: Revoada
Período: 24.06 a 18.02.2024
Local: Pinacoteca Contemporânea - Galeria Praça
De quarta a segunda, das 10h às 18h
Gratuitos aos sábados – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Lançamento do catálogo: 24.06.23, em loja física e no site

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.