O evento produzido por AngélicaWalkerProjects, aconteceu no sábado, 03 de maio de 2025, no Queens Botanical Garden, ou Jardim Botânico do Queens, em Nova Iorque, reuniu um entusiasmado público numa tarde de encontro e interação entre brasileiros e americanos.
Foi inaugurado o mural "Pontes sobre Muros", da artista plástica brasileira, Livia Mourão, num espaço de visitação pública valorizando ainda mais os jardins e canteiros de hortaliças cultivadas no local. Livia deu destaque para frutas e legumes conhecidos em cada um dos dois países como caju e a abóbora. "Enquanto eu trabalhava, um grupo de pessoas se dedicava à horta. Foram momentos de poesia. Uns com as mãos sujas de terra e eu com minhas mãos sujas de tinta."
Em breve as hortaliças plantadas ao lado da instalação começarão a brotar, enquanto que a obra aberta que colore para além das flores, tão belas na primavera do hemisfério norte, poderá ainda receber novas pinceladas. Segundo Lívia, espaços vazios foram deixados de propósito para que no futuro outros artistas possam contribuir com algum detalhe que venha dar ainda mais movimento e permanência à obra.
Lívia Mourão é mineira de Belo Horizonte. Formou-se em Belas Artes e mora em Nova York desde 2005. Seu trabalho e técnicas vão da arte barroca, passando pelo grafite e muito da natureza com uma percepção única que combina abstrato e realismo. Suas obras já foram expostas em galerias de Nova Iorque e em 2024 no Brooklyn Museum. Trabalhou como pintora e especialista em cores no estúdio de Jeff Koons por 16 anos. É especializada na conservação e restauração de obras de arte e patrimônios arquitetônicos históricos nos Estados Unidos.
Livia é uma das artistas apoiadas pela produtora cultural, também brasileira Angélica Walker, Consultora em Direito Estrangeiro, especializada em Mediação e Direito da Arte. É docente do Metropolitan Museum of Art desde 2008. Fundou a Angélica Walker Projects em 2021, um centro de apoio a artistas de arte urbana com foco no meio ambiente.
As comemorações do bicentenário do início das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, seguem acontecendo desde 26 de maio de 1824, data que simboliza o reconhecimento da Independência do Brasil como marco histórico na amizade entre os dois países. Em 1829 foi então assinado o Tratado de Amizade, comércio e Navegação.
Wagner Santiago da Sociedade da Língua Brasileira da ONU (Organização das Nações Unidas), participou do evento e comentou: “A arte é um espaço onde as pessoas se identificam, criando nas diferenças, interesses comuns e valorizando direitos universais".
O Jardim Botânico do Queens realiza programas educacionais inovadores e aplicações práticas de gestão ambiental. "Ficamos muito felizes em receber este projeto e todas as pessoas nesta tarde. A arte vem promover ainda mais o Jardim Botânico e as parcerias são fundamentais", disse o gerente de programação pública, Wei Du.
De acordo com Angélica Walker, a ideia de um mural contempla diversos objetivos. “O jardim é uma tela viva onde a natureza, os vegetais, as flores, a cultura, a arte e as comunidades florescem! Uma obra-prima a ser celebrada!”.
O evento contou com o apoio institucional do Consulado do Brasil.