Brand-News Publicidade 1200x90
12/06/2023 às 15h33min - Atualizada em 12/06/2023 às 15h33min

Inscrições para o Prêmio Jabuti terminam nesta quinta, 15 de junho

FONTE: Danthi Comunicação Integrada - Ana Paula Fonseca - [email protected]
Os autores e editores que desejarem participar da 65ª edição do Prêmio Jabuti têm até as 18h desta quinta-feira, dia 15 de junho, para se inscrever. Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a principal referência entre as premiações do mercado editorial brasileiro. Patrimônio cultural do país, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.

Os interessados devem consultar o regulamento no site do prêmio e se inscrever. Aqueles que já possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisam efetuar um cadastro, criar um login e uma senha, antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição.

Nesta edição, Hubert Alquéres está à frente da curadoria da premiação. Atuante nas áreas de cultura e educação há mais de 40 anos, Alquéres foi anunciado como novo curador este ano. Tem uma história antiga com o mais importante prêmio do livro brasileiro: durante seis anos, coordenou a Comissão do Prêmio Jabuti na CBL. Também foi presidente da Imprensa Oficial de São Paulo, de 2003 a 2011. Em seu trabalho como editor, recebeu 27 vezes o Prêmio Jabuti com autores renomados como Ferreira Gullar e Antonio Candido.
 
NOVA CATEGORIA - Uma das novidades da edição deste ano é a nova categoria, Escritor Estreante, voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. O livro deve ser Romance de Entretenimento ou Romance Literário. A nova categoria pretende ampliar a visibilidade do trabalho dos autores. “É uma oportunidade para que esses escritores alcançarem um público mais amplo e também é um estímulo para que as pessoas comecem a escrever seus próprios livros”, diz Hubert Alquéres.
 
CATEGORIAS E VENCEDORES - Os vencedores de cada uma das categorias receberão a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil (exceto Livro Brasileiro Publicado no Exterior). O ganhador da categoria Livro do Ano terá, além da estatueta, o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a Feira do Livro de Frankfurt. Serão oferecidos: passagem aérea, hospedagem, alimentação e uma agenda elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.