Brand-News Publicidade 1200x90
06/06/2023 às 15h37min - Atualizada em 06/06/2023 às 15h37min

Documentário feito por jornalistas da UNIFAE é premiado em congresso de Comunicação

FONTE: Diego de Deus - [email protected]
Diego de Deus com o diretor regional Sudeste, Franco Dani Araújo e Pinto, durante a premiação - Foto: Rick Pouls/Na Teia
C 
Democracia da Desinformação está entre os cinco melhores do Brasil e concorre a título nacional
 
O documentário Democracia da Desinformação, trabalho de Conclusão de Curso dos jornalistas Diego de Deus e Edvaldo Gonçalves, na UNIFAE, em 2022, sob a orientação do Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto, ganhou o primeiro lugar no Expocom Sudeste, a categoria de “Documentário jornalístico e grande reportagem para televisão”.
 
A premiação aconteceu no evento da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), um dos mais tradicionais do Brasil, realizado entre os dias 1º e 3 de junho, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).
 
O documentário - que tem direção do poços-caldense China Trindad - discute os riscos que a democracia corre frente o fenômeno da desinformação, a partir das conhecidas notícias falsas, no contexto das eleições gerais de 2022. Participam da produção pesquisadores e professores reconhecidos no cenário nacional, além de jornalistas de verificação de fatos e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se dedicam ao combate institucional da desinformação no país.
 
Democracia da Desinformação foi um dos cinco finalistas regionais, ao lado de outros documentários produzidos por instituições de São Paulo e Espírito Santo. São elas: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e Centro Universitário Faesa.
 
“É um tema que segue atual e extremamente importante para a discussão da defesa da democracia. Ter o documentário premiado significa muito, pois tiramos o primeiro lugar com fortes concorrentes e contribuímos para o fortalecimento de valores democráticos, como deve ser o bom jornalismo", comenta Diego.
 
Com a premiação, o documentário também garantiu a vaga para o Expocom Nacional, que vai acontecer em setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC BH). A etapa nacional do congresso vai reunir os documentários vencedores de todas as demais regiões do Brasil. Dessa forma, Democracia da Desinformação também se colocou entre os cinco melhores documentários jornalísticos do país, na categoria em que concorre.
 
O documentário está disponível no YouTube e pode ser acessado pelo link  https://www.youtube.com/watch?v=ArJjatl8als&t=709s
 

SINOPSE - A mentira como notícia. Os discursos falaciosos, as fake news, o combate à desinformação e riscos para a democracia, são alguns dos tópicos que o documentário apresenta, tendo como contexto, as eleições gerais no Brasil, em 2022.
O trabalho conta com a participação de especialistas de todo o país, com estudiosos vinculados às universidades de renome a nível nacional e profissionais do jornalismo e de Agências de Verificação. O documentário revela também ações e atitudes de autoridades do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação e fake news.
Democracia da Desinformação aborda, de maneira clara e didática, as relações entre os dois temas, em um cenário de polarização política que dividiu o país e criou um clima permanente de tensão, com ameaças permanentes e defesas intransigentes do Estado de Direito. É um olhar jornalístico num momento histórico.
 
Sobre os autores:
Diego de Deus é jornalista formado pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (UNIFAE). Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais - PPGCOM/FAFICH - UFMG. É integrante do grupo de pesquisa em Midia, Semiótica e Pragmatismo (MediAção/ UFMG - CNPq) e do Núcleo de Estudos da Realidade Digital (NERD). Também é editor-adjunto da revista acadêmica da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Pesquisa desinformação e suas perspectivas epistemológicas e empíricas com foco na educação midiática.
 
Edvaldo Gonçalves é jornalista pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (UNIFAE). Atualmente trabalha no auxílio e coordenação da Rede da Saúde Mental de São João da Boa Vista (SP).
 
José Dias Paschoal Neto é doutor em Artes Visuais pelo Programa de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP. Mestre em Ciência da Informação pela PUC Campinas. Atualmente, é professor no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (UNIFAE). É integrante do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Mídia (IA Unicamp) e do Grupo de Pesquisa Estudos de Conteúdos Digitais Transmidiáticos e Interativos (Universidade Católica de Brasília). É presidente do Conselho Científico da Revista da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).
 
Contatos para mais informações:
Diego de Deus: [email protected]
Edvaldo Gonçalves: [email protected]
José Dias Paschoal Neto: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.