Brand-News Publicidade 1200x90
05/06/2023 às 15h33min - Atualizada em 05/06/2023 às 15h33min

Programa integrado leva arte e cultura para unidades de educação do município

FONTE E FOTO: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
Conferência de Assistência Social será realizada no IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas
c 
Em atendimento aos objetivos do Programa de Financiamento e Valorização da Cultura Local, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, viabilizou três editais que vão levar arte e cultura às unidades escolares do município.
Ao todo, 77 propostas foram aprovadas nos editais Secult 2, 5 e 7. As ações nas áreas de teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, música, artes visuais e artes plásticas são voltadas para as unidades de educação integral, Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais e conveniados, além das escolas participantes do Festival Estudantil de Teatro (FET).
 
“É um momento de muita alegria, muito esperado e planejado por nós. O diálogo entre a Educação e a Cultura é natural, já que têm a magia do aprendizado, do movimento, da transformação e até da transcendência. Poder levar tudo isso para as nossas crianças e poder levar os nossos artistas para esta experiência vai ser maravilhoso. Estamos muito felizes e ansiosos para ver o riso, a alegria, a vibração e a descoberta de talentos neste programa tão significativo”, destaca o vice-prefeito, Júlio César de Freitas, responsável pelo trabalho de articulação entre as pastas.
 
Os investimentos nos três editais somam mais de R$ 636 mil. O Programa de Financiamento e Valorização da Cultura Local, proposto na última Conferência Municipal de Cultura, tem como objetivos criar, aprimorar e dar continuidade às ações de financiamento e valorização dos trabalhadores e agentes culturais locais.
“Seguindo os caminhos apontados na última Conferência Municipal de Cultura e em estreita colaboração com o Conselho Municipal de Política Cultural, estamos avançando significativamente nas políticas públicas voltadas para a valorização dos fazedores e fazedoras locais de cultura, no fomento e criação de novas oportunidades de trabalho e no incremento da economia criativa, ao mesmo tempo em que atendemos aos preceitos de descentralização e democratização do acesso à arte e à cultura e formação de público”, pontua o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
 
OS EDITAIS - Inéditos em âmbito local, os Editais 5 e 7 visam à contratação de propostas de ações culturais a serem realizadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e nas unidades de funcionamento integral da Rede Municipal de Ensino, respectivamente. Os editais têm como objetivo selecionar artistas/arte-educadores que reúnam os recursos didático-pedagógicos necessários para realizar ações culturais voltadas para crianças de 0 a 5 anos (Edital 5) e de 6 a 14 anos (Edital 7), proporcionando o desenvolvimento social, educativo e cultural dos estudantes.
A iniciativa atende às necessidades da Secretaria Municipal de Educação sobre a vivência dos estudantes da Educação Infantil e Educação Integral com Arte e Cultura em ambiente escolar, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Edital nº 5/2023 - Programação Cultural para Educação Infantil - foram aprovados 28 propostas. Já no Edital nº 7/2023 (Programação Cultural nas unidades de funcionamento integral), 32 ações serão executadas a partir do segundo semestre.
 
“Pela primeira vez, foram lançados editais específicos para o público escolar. As atividades terão início a partir de agosto, de acordo com o calendário escolar e com a disponibilidade das unidades escolares. Sem dúvida, nossos alunos serão os grandes beneficiados com as ações, em especial as crianças da Educação Infantil, demanda que tínhamos bastante dificuldade em atender”, ressalta a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi.
Já o Edital 2 visou à seleção de profissionais artísticos para atuar, de forma remunerada, na montagem, ensaios e demais processos necessários junto às escolas da rede pública de ensino para apresentações no 32º FET - Festival Estudantil de Teatro. A iniciativa, lançada pela primeira vez no ano passado, proporciona para as escolas e estudantes uma experiência diferenciada sobre montagem e produção de apresentações culturais e estimula o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os envolvidos. Pelo edital, foram contratados 17 profissionais da área de artes cênicas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.