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Com 340 mil crianças leitoras cadastradas, Leiturinha segue crescendo na produção de títulos originais

28/05/2025 15h02 - Atualizado há 1 dia
Com 340 mil crianças leitoras cadastradas, Leiturinha segue crescendo na produção de títulos originais
Fachada da editora de Leiturinha, em Poços de Caldas (MG)

 

Abrangendo um catálogo de livros voltados para todas as faixas etárias, o clube de assinatura de livros infantis que mais cria famílias leitoras no Brasil lançou, apenas neste ano, 27 novos títulos originais

Desde que foi fundada em 2014, na cidade de Poços de Caldas (MG), a história de Leiturinha vem revelando todos os anos números de grande impacto que mostram não apenas o avanço do seu negócio, mas, também, a evolução de um notável contexto no universo literário. Leiturinha é, atualmente, o projeto de maior impacto na criação de famílias e crianças leitoras no Brasil, com 340 mil cadastros ativos registrados até maio de 2025. 

Outro fato interessante a se constatar, de acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que é realizada a cada 4 anos, é que 80% das crianças participantes da pesquisa declararam gostar de ler livros. As principais motivações são prazer e aprendizado - 48% das crianças de 5 a 10 anos têm o hábito de ler porque lhes dá satisfação e gosto, enquanto 13% delas buscam adquirir um novo conhecimento. E mais: a prática da leitura tem acontecido cada vez mais fora dos muros da escola. Perguntadas sobre seu espaço de leitura, apenas 19% citaram a escola, percentual que era de 35% em 2007 e veio seguidamente caindo. Ou seja, há um considerável aumento do desejo de consumo de obras literárias por parte do público infantil e juvenil

Nascida com o propósito de incentivar e disseminar o hábito da leitura entre crianças de todo o Brasil, em 2020 expandiu os negócios internacionalmente, chegando à Europa e aos EUA, onde passou a comercializar obras em língua portuguesa especialmente para brasileiros imigrantes que não queriam perder contato com a língua nativa e a cultura brasileira.  

Outro diferencial competitivo no mercado, é o fato de Leiturinha atender às necessidades de sete categorias literárias diferentes, apresentando sugestões de direções e objetivos bem definidos sobre o conteúdo que deve atingir cada faixa etária do público leitor infantil, com o propósito de, ao final, formar um leitor com senso crítico independente. 

 

 

Leitor de Berço (0-11 meses) - Neste período devem ser trabalhados os vínculos afetivos por meio da leitura compartilhada, valendo-se do estímulo à coordenação motora e às percepções táteis;

Leitor Brincante (1-2 anos e 11 meses) - Fase em que a criança deve ser estimulada com formação de vocabulário e conceitos básicos, como cores e números (elementos interativos nos livros);

Pré-leitor (3-3 anos e 11 meses) - Aqui deve ser praticado o estímulo à fantasia e à autonomia, além de temas como construção da identidade, socialização e rotina;

Leitor Iniciante (4-5 anos e 11 meses) - Período de estímulo à pré-alfabetização de forma natural, trabalhando temas pertinentes, como socialização, solidariedade e empatia;

Leitor em Processo (6-7 anos e 11 meses) - Fase em que deve-se promover a reflexão sobre autonomia, pensamento crítico, moral e ética, sendo desenvolvidas a alfabetização e início da interpretação de texto;

Leitor Fluente (8-9 anos e 11 meses) - Etapa em que devem ser apresentados à criança temas relativos às regras, cooperação e resolução de conflitos, quando já começam a surgir os primeiros desafios da vida em sociedade;

Leitor Crítico (10-12 anos) - Faixa etária em que já podem ser estimulados o senso crítico, a interpretação de texto e a habilidade de fazer conexões, formando um leitor completamente autônomo. 

“Temos um ecossistema muito integrado desde a produção do material e toda a parte de produção intelectual, até a ponta final com a venda por nosso clube de assinaturas. Isso permite um controle total do que produzimos e o que chega ao mercado, fazendo os ajustes quando necessário, mas também garantindo agilidade para responder às necessidades do nosso público leitor”, afirma Lindsay Viola, coordenadora de Produtos Digitais de Leiturinha.  
 

EDITORA - Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o clube de livros viu uma nova necessidade bater à sua porta e procurou viabilizar um modelo de negócio sustentável ao se tornar também uma editora, com produção de Originais Leiturinha. Para se ter uma ideia da evolução no mercado editorial, ao longo de todo o ano de 2024 foram lançados 54 novos títulos, enquanto no primeiro quadrimestre de 2025 (janeiro a abril), 27 novas obras já foram disponibilizadas, o que sugere um aumento considerável até o fim deste ano, caso o mesmo ritmo seja mantido. 

Lindsay Viola destaca que o clube mantém uma base de dados e feedbacks dos assinantes que é constantemente atualizada, porque é uma fundamental do processo para a curadoria e escolhas dos próximos lançamentos. “Estamos sempre atentos às necessidades da audiência e tendências de mercado para que os livros sejam excelentes. Os feedbacks dos nossos leitores são levados altamente em conta em cada uma das decisões de novos títulos, sugestões de leituras para o mês e até mesmo para escolher o que fica de fora”, afirma a especialista.


FONTE: FONTE: Vitória João - [email protected] - FOTO: Acervo Leiturinha
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