Luiz Mota se lança a um olhar sobre a diversidade ambiental do planeta e a necessidade de preservação
c A partir de 1º de junho, a riqueza e a biodiversidade do planeta, retratadas de formas vívidas e pulsantes, são um convite a apreciadores de artes plásticas para a nova exposição do premiado artista plástico Luiz Mota, na Câmara Municipal de Poços de Caldas. A exposição "Gaia" reúne técnicas mistas para dar vida a pássaros e outros animais em aquarela, óleo, pintura acrílica e pastel. A mostra tem apoio do vereador Flávio Togni de Lima e Silva, com convite aberto à população. O evento de abertura acontece no dia 6 de junho, às 14h.
Reconhecido por seus trabalhos em grandes dimensões representando a figura humana, Mota apresenta, nesta mostra, a biodiversidade, em uma seleção de 17 obras.
"A grande ideia da exposição é fazer com que as pessoas reflitam e se sensibilizem em relação à diversidade do nosso planeta e a ideia da conservação. Minha intenção é que a observação das imagens possa motivar reflexões importantes e um olhar mais cuidadoso em relação à preservação ambiental. Estou muito feliz em retomar à Câmara, graças ao apoio e acolhimento do vereador Flavinho Lima e Silva e de todos os vereadores da Casa, realizando a segunda mostra de meus trabalhos, este ano, neste espaço que representa toda a população de Poços e acolhe as artes de forma tão relevante," contou o artista.
QUEM É LUIZ MOTA - Doutor Honoris Causa em Artes Plásticas, com título concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos da Ciência, Letras e Artes - FEBACLA, em 2018, Mota é psicólogo e autodidata como artista plástico, desenvolvendo seus trabalhos com grafite, nanquim, aerógrafo, carvão vegetal e pastel. Artista com trabalhos expostos em grandes salões na Europa, tem participação ativa em exposições e premiações que o colocam em destaque no cenário nacional e internacional. Participou de exposições coletivas e individuais, obtendo prêmios e medalhas, em países como Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra e Holanda, além de mostras em relevantes salões e galerias no Brasil. É membro da ANAP - Academia Nacional de Artes Plásticas - Brasil, ALA - Academia Latino-americana de Arte, ABA - Associação Brasileira da Aquarela e da Arte sobre Papel, AIAM - Accademia Internazionale d'Arte Moderna, da Itália e IAA - Internacional Association of Art, da França. Em geral seus trabalhos são figurativos, em grandes formatos e cores vibrantes. A formação e Psicologia agrega valor à sua obra artística, que produz realisticamente expressões faciais carregadas de emoção e sentimentos dos indivíduos que permeiam seu imaginário. No entanto, é na produção em aquarela, óleo sobre tela e acrílica que mais se identifica.