26/07/2024 às 14h12min - Atualizada em 26/07/2024 às 14h12min

Sessão dedicada às cineastas húngaras Judit Elek e Márta Mészáros é destaque da programação de cinema do IMS Poços

FONTE: IMS Poços de Caldas - [email protected] - FOTOS: Divulgação
Cena do longa Greice, que terá duas exibições

 
A Sessão Mutual Films de julho coloca em diálogo quatro filmes recém-restaurados de duas grandes cineastas do cinema húngaro que foram celebradas em anos recentes com retrospectivas ao redor do mundo: Judit Elek (nascida em 1937) e Márta Mészáros (nascida em 1931).
 
No sábado (27), às 16h, serão exibidos dois filmes. O curta docuficção Encontro (1963) - primeiro filme solo de Elek -, apresenta uma enfermeira e um contador que se encontram em Budapeste através de um anúncio de jornal e conversam sobre seus relacionamentos passados e desejos presentes enquanto passeiam pelas ruas da metrópole. Em A garota (1968) - primeiro longa-metragem de Mészáros e um dos primeiros longas dirigidos por uma mulher na Hungria -, acompanha a jovem mulher Erzsi (interpretada pela cantora pop Kati Kovács) após sair de um orfanato e decidir ir em busca da mãe, que continua a rejeitá-la. A sessão será seguida de debate com Dani Alvisi e os curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard. Esta sessão será gratuita.
 
Já às 19h, outros dois títulos serão exibidos. O curta-metragem documental Dente-de-leão (1964), de Mészáros, observa o dia a dia solitário de um jovem garoto de Budapeste que vive entre as casas de seus pais divorciados, expondo a condição de isolamento e da ausência familiar frequentemente retratada nas renomadas obras subsequentes da diretora. Já A dama de Constantinopla (1969) traz uma mulher velha e sozinha (a estrela do cinema húngaro Manyi Kiss) decide mudar de seu espaçoso apartamento em um prédio cheio de moradores que ignoram suas histórias e seu desejo de companhia. Acompanhamos de forma compassiva suas visitas a diversos imóveis abarrotados de gente, enquanto ela é assediada por aqueles que buscam desesperadamente por um local maior para viver. 
 
O longa Greice (2024), de Leonardo Mouramateus, terá duas exibições: a primeira na sexta (26), às 19h; e a segunda no domingo (28), às 16h. Greice, uma jovem brasileira de 22 anos, estuda belas-artes em Lisboa. Nos primeiros dias do verão, Greice envolve-se com o misterioso Afonso. O casal é responsabilizado por um estranho acidente que ocorre na festa de recepção dos calouros. Greice precisa, então, voltar a Fortaleza, mas se esconde num hotel para evitar que sua mãe descubra os apuros em que se envolveu. Com a ajuda de alguns amigos, Greice procura um lugar no mundo.
 
Fechando a programação de domingo, o sucesso de terror MaXXXine (2024), de Ty West, será exibido às 19h. Nesta aguardada sequência de X - A marca da morte (2022) e Pearl (2022), Mia Goth reprisa seu papel como Maxine, a única sobrevivente de uma filmagem pornô que deu muito errado há alguns anos. Na Los Angeles de 1985, ela decidiu seguir sua jornada rumo à fama. Mas, enquanto isso, um misterioso assassino, conhecido como Night Stalker, persegue as estrelas de Hollywood, deixando um rastro de sangue que ameaça trazer à tona o passado sinistro de Maxine.

Os ingressos estão disponíveis na recepção do IMS Poços e também podem ser adquiridos através do site ingresso.com

IMS Poços
Rua Teresópolis, 90 - Jardim dos Estados
(35) 3722-2776 / ims.com.br / facebook.com/imspocosdecaldas/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.