18/05/2023 às 16h04min - Atualizada em 18/05/2023 às 16h04min
Agências de Comunicação faturam R$ 4,88 bi, com crescimento real de 25,67%
FONTE: Eduardo Ribeiro - Jornalistas&Cia - [email protected] - FOTO: Divulgação
Desempenho histórico deu às agências de comunicação, em 2022, um ganho de R$ 1,1 bi sobre 2021
Foi lançada nessa terça-feira (16/5) a edição digital do Anuário da Comunicação Corporativa 2023, com um retrato detalhado, em suas quase 400 páginas (recorde da série histórica), do estado da arte da comunicação corporativa no Brasil e do momento histórico e singular vivido por essa cadeia produtiva que, ano a ano, se supera, batendo recordes sobre recordes. E dessa vez não foi diferente: o Anuário mostra, por exemplo, que em 2022 as agências de comunicação ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos R$ 4 bilhões de faturamento, chegando muito próximas dos R$ 5 bilhões.
No total, as 900 agências recenseadas e as outras 600 que, mesmo à margem do censo oficial, também estão presentes nesse ambiente de negócios, faturaram 4,88 bilhões, receita que deixou nos caixas dessas empresas R$ 1,1 bilhão a mais, na comparação com 2021, quando a receita total estimada foi de R$ 3,71 bilhões.
A publicação revela ainda o recorde de empregos na atividade: com os mais de 18 mil profissionais hoje contratados pelas agências, confirma ser esse um setor de comunicação com predominância de pessoas brancas, em sua maioria mulheres, e instiga reflexões sobre ações afirmativas no campo da diversidade, em especial em relação às comunidades LGBTQIAP+, aos negros e mesmo às mulheres. E entre as novidades, o Anuário oferece um panorama inédito das preferências empresariais em relação às redes sociais, que se dividem entre Instagram e LinkedIn.
O mais esperado ranking setorial, o das Agências de Comunicação, que mapeia grupos e agências de todo o Brasil, pelo desempenho financeiro e quantidade de profissionais contratados, contou nesta edição com a participação de 221 organizações.
A edição digital é de livre consulta e pode ser acessada neste link. A edição impressa será lançada no final do mês e vendida diretamente na Mega Brasil, ao preço de capa de R$ 120,00, mais custo de postagem.
Apoiada por duas das mais importantes instituições do setor, Aberje e Abracom, a publicação contou com o apoio comercial e publicitário de 80 marcas, entre agências e organizações empresariais.