Em meios às obras para melhorias e preservação da Fonte dos Amores, a Citur-Circuito Integrado de Turismo abriu o espaço para manter a tradição da Retirada dos Caiapós. O evento, que acontece todos anos no dia 11 de maio, antepenúltimo dia da tradicional Festa de São Benedito, é uma encenação que narra o encontro do grupo de Caiapós com os Ternos dos Congos, simbolizando a união entre os indígenas e os negros. A história conta o momento de agradecimento dos negros aos indígenas pela acolhida aos escravos, foragidos das senzalas.
“É uma tradição que passa por gerações. Eu sou a 4ª presidente do Grupo de Caiapós. Meu pai foi presidente por mais de 40 anos e passou essa função pra mim”, comentou Maria Luísa Ramos, filha do senhor Pedro Antônio Ramos, conhecido como Pedro Caiapó.
A Retirada dos Caiapós aconteceu nesta quinta-feira (11), na Fonte dos Amores, um dos principais pontos turísticos do município de Poços de Caldas que está sob a concessão da empresa Citur. “Apesar de a Fonte dos Amores estar fechada para uma fase de reformas, não poderíamos deixar de abri-la para esse momento. Afinal, cultura e turismo estão ligados e nós também somos incentivadores das tradições de Poços”, relatou Leticia de Carvalho Dias Agostini, uma das diretoras da empresa.
A abertura oficial da Fonte dos Amores está prevista para o mês de julho deste ano, dando sequência a uma série de revitalizações que serão realizadas pela Citur, em uma parceria público-privada, nos pontos turísticos de Poços de Caldas. As melhorias se iniciaram no Parque do Cristo e Teleférico e continuarão, além da Fonte dos Amores, no Véu das Noivas e Recanto Japonês.