10/05/2023 às 15h40min - Atualizada em 10/05/2023 às 15h40min
Um novo jeito de consumir conteúdo e comprar
Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google c
A Amazon lançou uma rede social de compra; Inspire foi lançada nos EUA no último dia 5 de maio
O comportamento dos usuários mudou e a forma de vender também - um exemplo disso é a nova rede social da Amazon, chamada de Inspire, que foi lançada nos Estados Unidos para os usuários mobile na última sexta-feira (05/05).
Amazon Inspire: como funciona
Inspirada no TikTok, a rede social tem um feed com fotos e vídeos de produtos que são selecionados de acordo com as preferências e comportamento do usuário. Com ele, as marcas e criadores poderão apostar em novos formatos de conteúdo para atingir o seu público.
Empresas de conteúdo se adaptando ao modelo do app e até o Google a gente entende, agora por que uma plataforma de vendas está fazendo isso? O varejo viveu uma transição gigante na pandemia e a Amazon se beneficiou, fortalecendo a marca e garantindo lugar (e preço) cativo quando se trata de compra online.
Ao longo deste período, ela foi entendendo o perfil do público e como melhorar a experiência - muito com base nas redes sociais.
Do Instagram, ela se inspirou no feed e criou posts, para que as marcas divulguem seus produtos. A ferramenta, que só está disponível nos Estados Unidos, por enquanto, foi pensada não apenas para mostrar aos clientes como usar os produtos, mas também para incentivá-los a navegar e descobrir a história da marca.
A Amazon também usou marketing de influência e live commerce para fortalecer o seu ecossistema, tendências que se tornaram fundamentais para as vendas na pandemia.
O TikTok entra na jogada para agregar nos produtos recomendados da Amazon. Muitos influenciadores recebem por recomendar produtos interessantes achados na Amazon. A ideia da plataforma é usar este princípio para que os clientes encontrem os produtos direto no app, sem vir das redes sociais indicados por terceiros.
O teste recebeu o nome de “Inspire”, que aparece como um widget de diamante na página inicial do app da Amazon. Ao clicar no ícone, a pessoa é direcionada a um feed com imagens e vídeos de produtos, permitindo interações como curtidas, compartilhamentos e a compra do produto visualizado.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores.