Brand-News Publicidade 1200x90
05/05/2023 às 15h25min - Atualizada em 05/05/2023 às 15h25min

Flavinho apresenta Projeto de Lei que institui nas escolas o Programa de Educação e Segurança no Trânsito

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas

O mês de maio é marcado por ações de conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Poços de Caldas, a Lei Municipal n. 9.620, que institui o Calendário Comemorativo e de Eventos, prevê a realização de atividades educativas no Maio Amarelo visando ao trânsito mais seguro. Com o objetivo de avançar nas políticas públicas voltadas a esse assunto, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) apresentou um Projeto de Lei que cria o Programa de Educação e Segurança para o Trânsito nas escolas da rede municipal e ensino.
 
O tema Educação e Segurança no Trânsito, de acordo com a proposta, deverá ser trabalhado com alunos do ensino fundamental e de forma transversal, ou seja, poderá ser abordado em todas as disciplinas, através de seminários, palestras ou quaisquer outras formas de apresentação. Os objetivos das aulas são: promover a reflexão com os estudantes sobre a realidade do trânsito nas zonas urbanas e rural; formar alunos como multiplicadores de educação para o trânsito; promover a paz no trânsito; difundir princípios para a segurança no trânsito; promover a preservação do patrimônio público e a sustentabilidade ambiental; proporcionar orientações para o exercício da cidadania e convívio social.
 
Além de chamar atenção para a segurança, o Maio Amarelo reforça a importância da união de todos os setores e segmentos da sociedade para debater o tema. “A promoção da educação para o trânsito é, com certeza, uma das demandas mais emergentes da nossa sociedade. A fim de continuarmos com essa discussão, que é tão fundamental, o Projeto de Lei traz o tema para as escolas, incentivando ações que destaquem a importância de convivermos de forma harmoniosa, cidadã e ética, permitindo assim um ambiente social mais saudável e um trânsito mais seguro”, disse Flavinho.
 
A proposta estabelece, ainda, a afixação de cartazes informativos nas escolas referentes ao comportamento seguro no trânsito. Além disso, os professores habilitados para participarem do Programa Educação para o Trânsito deverão atuar, diariamente, como agentes de prevenção, abordando o tema de forma esclarecedora sempre que questionados ou quando tiverem a percepção da necessidade. Ao final do ano letivo, as escolas deverão fazer um balanço geral de tudo que foi desenvolvido, apresentando os resultados aos alunos, pais e comunidade em geral.
 
Para Flavinho, é na educação que se inicia um trânsito mais seguro e com condutores mais responsáveis no futuro. “Infelizmente, o Brasil é recordista em números de acidentes de trânsito. O conhecimento da temática trânsito pode prevenir os alunos de diversos perigos e evidenciar o diálogo com seus pais sobre a conduta adequada ao volante. Diante de todas essas questões, espero que o Projeto de Lei seja bem recebido pelas Comissões Permanentes e que possa ser aprovado em breve”, afirmou.
 
O Projeto de Lei n. 40/2023 segue em análise pelas Assessorias e Comissões. O documento está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.