Brand-News Publicidade 1200x90
25/04/2023 às 17h11min - Atualizada em 25/04/2023 às 17h11min

Festa de São Benedito mantém tradição dos Ternos de Congos e Caiapós

FONTE E FOTOS: Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Poços de Caldas
c
Festejos vão de 1º a 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito
 
A ansiedade e a alegria já tomam conta dos devotos de São Benedito em Poços de Caldas. A partir de 1º de maio, segunda-feira, a centenária Festa de São Benedito volta a ser realizada em seu formato tradicional, com programação religiosa e cultural, barracas de comidas típicas das paróquias e parque de diversões, na Praça da Capela de São Benedito.
 
A programação cultural da festa - que inclui a celebração do Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato e os festejos solenes do dia 13 de maio - tem início no dia 3. “Os preparativos para nós, congadeiros, já começaram e creio que todos estão muito ansiosos, pois esse ano a festa volta ao normal, com tudo que temos direito. Estamos preparando tudo com muito carinho para ser apresentado para a população. Sempre é uma alegria planejar e depois, no final, ver que tudo valeu a pena”, celebra a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimba.
 
A programação cultural da Festa de São Benedito é uma realização da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. “É com muita alegria que as tradicionais manifestações de fé, religiosidade e cultura popular ligadas à Festa de São Benedito estarão novamente ocupando as ruas e a Praça da Capela de São Benedito, desta vez com o retorno da festa aos seus moldes tradicionais depois de três anos, por conta da pandemia. Nossa expectativa é muito grande e, sob as bênçãos de São Benedito, os grupos de cultura tradicional já se preparam para os festejos, tão importantes na formação do povo de Poços de Caldas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
 
Fazem parte da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, os Ternos Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José.
 
A programação religiosa da Festa de São Benedito conta com missa e trezena, de 1º a 12 de maio, de segunda a sábado, às 19h, e aos domingos, às 18h. No dia 13 de maio, feriado municipal do Dia da Festa de São Benedito, haverá missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto, com a presença dos Ternos de Congos e Caiapós, às 10h; e procissão solene de São Benedito que, neste ano, volta a ser realizada no período da tarde, às 16h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.