FONTE E FOTOS: Rafael dos Santos - Assessoria de Imprensa da Santa Casa
A fisioterapeuta oncológica e integrativa Juliana Maria Pereira realizou sessões de reiki nos funcionários
c A Santa Casa de Poços de Caldas realiza o Abril Verde, iniciativa que busca conscientizar os colaboradores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Durante todo o mês de abril, estão sendo realizadas ações com temas diversificados, a fim de orientar sobre os riscos de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e formas de prevenção, sempre visando o bem-estar do colaborador.
Na última semana, o Abril Verde foi voltado para a saúde do colaborador, e a fisioterapeuta oncológica e integrativa Juliana Maria Pereira realizou sessões de reiki nos funcionários. Segundo ela, praticamente ninguém do Hospital conhecia a terapia integrativa que vem da medicina oriental, mas nos grandes centros ela é muito apresentada dentro do setor de Oncologia e Cuidados Paliativos.
“O reiki traz muitos benefícios. Logo que eu entrei aqui na Santa Casa eu apresentei um projeto para a equipe da Dor e implantei o reiki dentro da Oncologia, nos Cuidados Paliativos. Lembrando que o reiki tem embasamento científico, é uma ciência dentro da medicina. Ela utiliza captação de energia no ambiente, no cosmo”, explica Juliana.
A fisioterapeuta destaca que é importante pontuar que o reiki está dentro da portaria do SUS há algum tempo, a nível CLT, inclusive, com embasamento científico, tendo custo praticamente zero, sem ser invasivo, trazendo benefícios no desenvolvimento humano.
“Eu uso a acupuntura como exemplo. Ela trabalha energia com agulhamento, vai agulhar pontos específicos e dermátomos, já o reiki é uma terapia através de posição das mãos, é onde a gente vai promover equilíbrio energético dos fluxos, trazendo benefícios inclusive de aumento da imunidade, equilíbrio emocional, harmonização de todo o metabólico. Se você conseguir o equilíbrio desses pontos, vai ter várias eficácias dentro disso”, relata.
Segundo pesquisa realizada pela Internacional Stress Management Association (ISMA), o Brasil só perde para o Japão em maior prevalência de alto estresse no ambiente de trabalho, garantindo o segundo lugar, com porcentagem de quase 70% dos colaboradores impactados. “Manter os colaboradores em sintonia e equilibrados tem sido um desafio para as gerências de RH. É nesse cenário que o reiki pode ajudar. Falando dentro da atividade laboral, dentro do ambiente de empresa, os benefícios para os colaboradores são: promover o relaxamento para facilitar uma melhor comunicação, melhorar a qualidade do serviço, aumentar o foco e a concentração, entre outras coisas”, completa Juliana.
Da esquerda para a direita: a enfermeira do SND, Márcia Maria Lima, membro da Cipa; a biomédica da Agência Transfusional, Aline Magalhães da Silva, presidente da Copa 2023; e a fisioterapeuta oncológica e integrativa do Hospital, Juliana Maria Pereira