Brand-News Publicidade 1200x90
10/04/2023 às 15h52min - Atualizada em 10/04/2023 às 15h52min

Festival Gosto da Amazônia é prorrogado

FONTE: Documennta Comunicação - Raquel Cardoso - FOTOS: Divulgação
Pirarucu à mineira, prato do Restaurante e Pesqueiro Lambari
c 
Evento que incentiva o consumo consciente de pirarucu vai até 16 de abril
 
Dizem que o que é bom dura pouco, mas para provar o contrário, o Festival Gosto da Amazônia acaba de ser prorrogado até o dia 16 de abril. A grande procura pelos menus especiais levou a organização a aumentar o tempo de duração do evento, que incentiva o consumo consciente de pirarucu proveniente de manejo sustentável.  
 
O festival, que já passou por capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife, desta vez conta com cerca de 60 restaurantes, localizados em quatro municípios do Estado de São Paulo, além de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais. Neste período, as casas participantes oferecem um prato inédito feito com pirarucu
 
Com sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas, o pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Alguns pratos servidos chamam atenção pela criatividade e sabor, reforçando toda a versatilidade do pirarucu na gastronomia.
 
"Os festivais têm a importância de comunicar os atributos do pirarucu sustentável. Permitem que as pessoas conheçam o peixe e possam compreender que estão experimentando um produto de sabor único, mas também tendo um consumo consciente. O evento torna conhecido o pirarucu, e o público está contribuindo tanto para a conservação dos recursos naturais da Amazônia como para a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas e ribeirinhas”, destaca Adevaldo Dias, colaborador da ASPROC (Associação dos Produtores Rurais de Carauari) e presidente do Memorial Chico Mendes.
 
Além das suas qualidades gastronômicas, o manejo do pirarucu selvagem, praticado no estado do Amazonas, permitiu que o peixe não fosse extinto e atualmente contribui para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Floresta. A marca “Gosto da Amazônia - sabor que preserva a Floresta” enaltece os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas no projeto: preservação do meio ambiente, comércio justo, desenvolvimento econômico e social sustentável. Tudo isso, claro, temperado com o sabor único dos produtos da Amazônia.
 
SERVIÇO:
Festival Gosto da Amazônia
Data: de 24 de março a 16 de abril 
Relação dos participantes e mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.