Brand-News Publicidade 1200x90
06/04/2023 às 16h34min - Atualizada em 06/04/2023 às 16h34min

Atividade física contribui para prevenção de câncer de endométrio e outros 12 tumores

FONTE: Angélica Weise - [email protected] - FOTOS: depositphotos.com / Reprodução Google
c 
Para tratar a doença que, segundo dados da OMS, causa uma em cada seis mortes no mundo, movimentar-se é fundamental. No Dia Mundial da Atividade física (06/04), o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) elenca como os exercícios físicos podem contribuir para a prevenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) de ao menos 13 tipos de câncer
 
Praticar atividade física regularmente ajuda a prevenir ao menos 13 tipos de câncer, dentre eles um dos tumores ginecológicos mais comuns, que é o que acomete o corpo do útero (endométrio). Uma pesquisa realizada pelo National Cancer Institute, nos Estados Unidos, apontou que o exercício regular está associado à diminuição de ao menos 13 tipos de câncer incidentes e com altas taxas de mortalidade: esôfago, fígado, pulmão, rim, estômago, endométrio, leucemia, cólon, mama, cabeça, pescoço, reto e bexiga.
 
Conforme apontou o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), “Status Global sobre Atividade Física 2022”, até 2030 meio bilhão de pessoas poderão desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras enfermidades devido ao sedentarismo.
Mas qual é a exata relação da atividade física na prevenção e tratamento do câncer? Pesquisas demonstraram que uma vida ativa contribui tanto para a prevenção de tumores quanto para o bem-estar de quem já foi diagnosticado com a doença, além de aumentar o sistema imunológico, a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio, o que ajuda a combater as células cancerígenas.
 
Nesse sentido, numerosos esforços já vêm sendo feitos, para quebrar um paradigma: de que ‘pessoas com câncer deveriam descansar e evitar esforços físicos’. Henrique Novais Mansur, educador físico e doutor em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora, reforça: “ainda é pouco orientado pelos profissionais da saúde a prática do exercício físico nos pacientes com câncer”.  Contudo, antes de começar, é sempre bom perguntar ao seu oncologista como e quando se movimentar, para assim escolher a intensidade do treino e o tipo de movimento mais adequado à sua condição e seguir orientações específicas ou treinos com profissionais qualificados.
 
Atividade física como aliada na prevenção do câncer 
O exercício físico é um importante aliado quando falamos em prevenção do câncer. Mas, seus benefícios também se estendem para quem está em tratamento ou foi diagnosticado com a doença. Além de produzir bem-estar e regular a produção hormonal, ocorre a redução do estado pró inflamatório e a diminuição de citocinas que podem facilitar o surgimento de mutações e de câncer.
 
A redução da gordura corporal diminui o risco de câncer, pois o acúmulo de gordura pode colocar em circulação "substâncias" nocivas (fatores pró-inflamatórios e que favorecem o surgimento de tumores). Mas, deve-se lembrar, entretanto, que a realização de atividade física deve ser sempre orientada com base nas próprias necessidades e condições ósseas, musculares e cardiorrespiratórias e recomendação médica. Este é um fator protetor contra o desenvolvimento de tumores.
 
"É muito importante que a população tenha consciência da importância da vida em movimento, ou seja, que a atividade física - dentro de um contexto de estilo de vida saudável - favorece a prevenção de mais de uma dezena de tipos de câncer", ressalta o cirurgião oncológico Glauco Baiocchi Neto, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA).
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS), juntamente com o Guidelines da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), aponta que é seguro praticar exercícios durante o tratamento oncológico, desde que autorizado pelo oncologista.
 

Benefícios da atividade física - A prática de esportes regularmente:
. Melhora a tolerância à glicose e reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2;
. Previne a hipercolesterolemia e a hipertensão, reduzindo a pressão arterial e os níveis de colesterol;
. Diminui o risco de morte prematura que pode ser causada por um ataque cardíaco ou outra doença cardíaca;
. Previne e reduz o risco de osteoporose e fraturas, mas também várias doenças músculo-esqueléticas;
. Reduz os sintomas de ansiedade, estresse e depressão;
. Produz gasto energético e diminui o risco de obesidade.
 
Quais exercícios fazer?
Cada uma dessas atividades traz benefícios diferentes para o corpo. Algumas fortalecem os músculos das pernas, braços, abdome, outras desenvolvem a mobilidade e ainda implementam resistência cardiorrespiratória. Algumas das opções são: caminhada, corrida, natação ou hidroginástica, ioga, dança, pilates, bicicleta, musculação, aeróbica e tênis.
 
Ainda, exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida, ciclismo) quanto os voltados para o desenvolvimento e manutenção da força muscular (como flexão de joelhos, exercícios com resistência adequada e sobrecargas) são necessários e são uma forma de combate ao sedentarismo.
 
Redução de efeitos colaterais do tratamento
Movimentar o corpo também ajuda a reduzir os efeitos colaterais associados aos tratamentos e à doença, além do risco de o paciente sofrer um retorno do câncer (recidiva). A tal ponto que hoje o impacto da atividade física nas doenças oncológicas é um tema de grande interesse e com farta literatura. Muitas hipóteses foram levantadas sobre essa correlação, mas os mecanismos exatos pelos quais a prática esportiva tem impacto em várias formas tumorais ainda são desconhecidos.
 
De fato, os tratamentos oncológicos estão associados a efeitos colaterais. Estes incluem cansaço/fadiga, mais frequentemente relatados pelos pacientes em tratamento, a nível físico, bem como efeitos psicoemocionais, incluindo depressão com empobrecimento geral da aptidão física e qualidade de vida.
 
A atividade física contribui para diminuir os efeitos em cadeia, que podem resultar em menor adesão à terapia e, portanto, eficácia mais reduzida do tratamento e resultados menos favoráveis. O que também é compartilhado pelo educador físico: “O exercício físico é a melhor forma de tratamento da fadiga comum ao paciente em tratamento de câncer. Ela reduz a duração da internação e o tempo em terapia intensiva, auxiliando o paciente a retornar mais rapidamente às suas atividades cotidianas. Aumenta também a probabilidade de remissão da doença”, explica.
 
Benefícios da atividade física no tratamento de pacientes com câncer  
O exercício físico, portanto, é uma parte importante do tratamento e prevenção desta doença. Como apontado, é conveniente reiterar sua capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e seu potencial para diminuir o risco de recorrência de alguns tipos de câncer.
 
Entre os benefícios aos pacientes oncológicos estão:
. Ajuda a recuperar processos inflamatórios, sistema imunológico comprometido e deterioração metabólica;
. Reduz a fadiga causada pelos tratamentos;
. Reduz a estimulação hormonal;
. Melhora a função cognitiva;
. Melhora a toxicidade muscular, óssea e cardíaca;
 
Mexa-se, mas com os devidos cuidados.
 
O educador físico Henrique Novais Mansur reforça que, antes de mais nada, é fundamental o paciente perguntar ao oncologista se há alguma contraindicação para a prática de atividade física. “O que deve ou não ser realizado depende de uma série de fatores, como o nível de atividade física no diagnóstico, o estágio e local da doença, a presença ou não de metástase”, pontua.
 
Portanto, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é importante conversar com sua equipe de saúde para garantir segurança. Também é crucial começar com intensidade leve e aumentar aos poucos a duração da atividade física.
 
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA - Desde 2002, comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física em 6 de abril. O objetivo é promover a necessidade de se exercitar e praticar esportes como hábitos saudáveis. A atividade física tem sido considerada um pilar fundamental na promoção da saúde, além de contribuir para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e para fortalecer o bem-estar psicofísico e a qualidade de vida em qualquer faixa etária.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.