02/03/2023 às 17h02min - Atualizada em 02/03/2023 às 17h02min

PUC Minas Poços de Caldas forma primeiro residente do seu Programa de Residência Médica

FONTE E FOTOS: Assessoria de Imprensa da PUC Minas
Profa. Ana Carolina, Residente Otávio Amâncio, Prof. Euclides Colaço e Prof. Antonio Angelo
c 
Cerimônia marcou o início de uma nova geração de especialistas egressos do Campus
 
Foi realizada na noite desta quarta-feira, 1º de março, a solenidade de formatura do primeiro residente do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade oferecido pelo Campus. O evento ocorreu no Auditório da Biblioteca e reuniu importantes membros do corpo docente, com discursos motivados pela celebração de uma nova geração de especialistas formados na Universidade. 
 
O médico Otávio Amâncio da Silva recebeu seu certificado de conclusão das mãos do coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Prof. Euclides Colaço Melo dos Passos. Compuseram também a mesa solene o Prof. Dr. Antônio Ângelo Rocha, coordenador do Curso de Medicina do Campus, e a Profª. Ana Carolina Mignot Rocha, vice-coordenadora do Programa de Residência Médica. 
 
“Minha experiência em Medicina de Família e Comunidade foi muito boa. Consegui adquirir mais habilidades e competências que garantem um diferencial ao meu trabalho a partir de agora. A prática me ajudou a ganhar proximidade com os pacientes e com o ambiente em que eles vivem, o que me deu uma visão mais ampla. Meu plano é continuar atuando nessa área no setor público e poder contribuir com a formação de alunos da graduação e novos residentes”, comenta Otávio. 
 
O Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas foi aberto em 2017. Com a expansão das atividades, o Campus passou a ofertar, desde 2020, oportunidades de ingresso em seu Programa de Residência Médica, focado na especialidade de Medicina de Família e Comunidade. Hoje, os residentes atuam na rede pública de saúde, orientados por um corpo docente qualificado e subsidiados com bolsas e complementos oferecidos pela Universidade e pela Prefeitura Municipal. 
 
"Medicina de Família e Comunidade é a especialidade definida pelo cuidado com a saúde de forma continuada, integral e abrangente, considerando pessoas e famílias no seu contexto. Ela faz um recorte amplo da saúde do indivíduo imerso em toda a sua dinâmica psicossocial e cultural. Por isso, o nosso programa é estratégico para a ampliação do cuidado e acesso à saúde", explica o Prof. Euclides. 
 
O processo seletivo da oferta mais recente de vagas para o Programa de Residência Médica está em fase final. Nos próximos dias, devem ser efetivadas as matrículas de dois novos residentes, segundo edital disponível no site da Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (Aremg). Veja mais detalhes sobre esta oferta neste link.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »