Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
10/02/2023 às 15h26min - Atualizada em 10/02/2023 às 15h26min

UFMG é primeira federal no Brasil e quarta universidade na América Latina em ranking que mede impacto na web

FONTE: Cedecom - Assessoria de Imprensa - [email protected] - FOTO: UFMG
C 
Webometrics Ranking of World Universities é iniciativa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas do governo espanhol
 
A UFMG ocupa a terceira posição no Brasil e a quarta na América Latina no Webometrics Ranking of World Universities (primeira edição de 2023). Além disso, considerando as universidades federais, a instituição é a primeira do ranking nacional. A iniciativa considera o impacto da presença das instituições na web.
O ranking é produzido duas vezes por ano pelo Cybermetrics Lab, grupo vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), a maior instituição pública de fomento à pesquisa na Espanha.
 
Entre as universidades brasileiras, a UFMG aparece depois de USP e Unicamp, nessa ordem. Na lista da América Latina, a Universidad Autónoma de México ficou em segundo lugar. Na classificação mundial, a UFMG ficou na posição 265.
 
Os critérios de classificação do Ranking Web são visibilidade (impacto dos conteúdos publicados pelas instituições na web), com peso de 50%; transparência (número de citações de pesquisadores), com peso de 10%; excelência (número de artigos entre os 10% mais citados em cada uma das 27 disciplinas consideradas, em um período de cinco anos), com peso de 40%.
 
31 mil instituições, mais de 200 países
Os textos que descrevem a metodologia enfatizam que o Ranking Web não classifica os sites das universidades. Ele é, sim, um “ranking de universidades”, que utiliza indicadores tanto de métrica web como de métrica bibliográfica para avaliar as universidades.
O ranking começou a ser feito em 2004, com o objetivo de oferecer cobertura total das instituições de educação superior, no que se refere tanto a países e regiões quanto à abrangência disciplinar. Atualmente, abarca 31 mil instituições de mais de 200 países. Uma das motivações centrais do projeto é incentivar universidades e acadêmicos a buscar presença na web que reflita com precisão suas atividades e sua produção.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.