c De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o grande número de feriados ou pontos facultativos prolongados em 2023 deve aumentar o faturamento do turismo para R$ 74,3 bilhões, a maior alta desde 2018, equivalente a cerca de 18%. Serão 9 feriados nacionais, destes, 4 prolongados, isto é, caem em segundas ou sextas-feiras e, portanto, emendam com o final de semana. Conforme as projeções do CNC, cada um desses períodos pode injetar até 2,1% no volume anual de receitas do setor. Em 2022, mais de 7 milhões de pessoas viajaram pelo país durante as celebrações de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Tiradentes e a Páscoa.
Como um dos principais segredos para uma viagem tranquila é o planejamento, Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo, defende que ainda no início do ano é o momento ideal para programar os passeios do ano todo. “É importantíssimo reservar a passagem e a hospedagem no destino que você pretende visitar alguns meses antes. Fazendo isso, fica mais fácil encontrar bilhetes de avião e diárias com preços atrativos. É enorme a chance de pagar mais caro com compras em cima da hora”, afirma.
ROTEIROS- A lista de feriados inclui Carnaval, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, 7 de abril (sexta-feira Santa) - Paixão de Cristo, 21 de abril (sexta-feira) - Dia de Tiradentes, 1º de maio (segunda-feira) - Dia Mundial do Trabalho, 7 de setembro (quinta-feira) - Independência do Brasil, 12 de outubro (quinta-feira) - Dia de Nossa Senhora Aparecida, 2 de novembro (quinta-feira) - Finados, 15 de novembro (quarta-feira) - Proclamação da República e 25 de dezembro (segunda-feira) - Natal. Já os pontos facultativos nacionais são: 20, 21 e 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) - Carnaval, 8 de junho (quinta) - Corpus Christi e 28 de outubro (sábado) - Dia do Servidor Público.
Seja no meio do agito dos eventos das grandes cidades ou em algum vilarejo do litoral, fevereiro é o mês de curtir o carnaval. Quem quer fugir dos destinos mais lotados, como Salvador e Recife, outras opções são Alagoas, Paraíba e o Rio Grande do Norte. “Para ir de praia em praia, por faixas de areia isoladas, outra dica no Nordeste é o litoral sul da Bahia ou as praias de água doce de Sergipe”, comenta Carlos Eduardo. “Já em setembro, quando ocorre o feriado de Independência do Brasil é época de ver baleias jubarte no litoral da Bahia, nadar no rio São Francisco (SE), ver o início da temporada de praias de água doce em Alter do Chão (PA) e curtir um dos melhores meses do ano em Fernando de Noronha (PE)”, acrescenta.
Os feriados durante o período mais friozinho do ano - entre maio e agosto - são um convite para viajar para a Serra Gaúcha, onde dá para visitar vinícolas, especialmente em Bento Gonçalves, além de destinos como a turística Gramado e a aventureira Canela. “Também é um período interessante para passear pelas serras do Roncador (MT) e da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e pelas chapadas como a dos Veadeiros (GO), dos Guimarães (MT) e Diamantina”, afirma Carlos Eduardo.
Para informações acesse o site ou entre em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).