22/11/2024 às 16h02min - Atualizada em 22/11/2024 às 16h02min
Maior Natal gratuito do Brasil estreia nesta sexta em Curitiba
FONTE: VIAJE PARANÁ - [email protected] - FOTO: Divulgação/PMC
Secretaria de Turismo do Paraná lança campanha publicitária nacional sobre as festas natalinas para atrair visitantes de todo o país; evento faz aumentar procura de pacotes para a capital e anima o segmento
O espírito natalino toma conta do Paraná a partir desta semana, a começar pela capital: nesta sexta-feira (22/11), estreia a programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2024, a maior do Brasil, que promete emocionar curitibanos, paranaenses e visitantes de todo o país.
A expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem por Curitiba para acompanhar as festividades até 6 de janeiro - data em que a decoração será desmontada. Para tanto, as secretarias de estado Turismo e de Comunicação e o Viaje Paraná lançaram, nesta sexta-feira, uma campanha publicitária nacional, levando a programação do Natal curitibano para todo o país.
No total, mais de 2 milhões de pessoas devem acompanhar os festejos natalinos na cidade, contando curitibanos e moradores da Região Metropolitana. Além da decoração que toma conta de ruas, prédios, parques e praças, são mais de 170 apresentações artísticas - todas gratuitas -, além de atrativos como show de drones, roda gigante e carrossel.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins.
A consolidação do Natal curitibano com o maior do país tem aumentado a oferta de pacotes para a cidade. Maior operadora do Brasil, a CVC Corp aproveita o Natal de Luz para oferecer uma série de roteiros, que incluem passeio de trem e visitas à Ilha do Mel. “Disponibilizamos inúmeras opções de roteiros, que combinam aéreo e rodoviário, além de uma ampla oferta hoteleira para mais essa edição do Natal Luz de Curitiba”, destaca o Diretor de Produtos Nacionais da CVC Corp, Rodrigo Galvão, relembrando, ainda, que este é um período de bastante procura pelo destino. “Embarcamos mais de 70 mil passageiros por ano para o Paraná, tendo Curitiba como porta de entrada. Estamos muito felizes em poder contribuir para iniciativas tão especiais como essa, que garantem ainda mais visibilidade para o destino”, completou.
CONSOLIDAÇÃO - Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, a parceria do Estado com o município é focada na consolidação de Curitiba como a Capital Nacional do Natal. “Queremos mostrar Curitiba como um destino referência para esta época do ano, atraindo turistas do Brasil e do exterior. Temos também o compromisso de motivar esses turistas a permanecerem por mais tempo na cidade, mostrando os diversos atrativos turísticos paranaenses que podem ser visitados, como as praias, as cidades históricas do nosso Litoral, as vinícolas da Região Metropolitana, os atrativos naturais dos Campos Gerais e muitos outros”, destaca.
“O Natal de Curitiba já é muito esperado por toda a economia local, dado ao impulso que o evento gera nos indicadores de emprego e renda para artistas, demais setores da economia criativa, como artesãos, e também para a cadeia de turismo e receptivo local”, reforça Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, órgão responsável pela organização do evento.
O amplo movimento turístico na cidade é benéfico também aos negócios e serviços ligados ao setor. É o que aponta o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes. “O turismo acarreta em um grande movimento financeiro nos destinos, gerando mais empregos devido à demanda, mais renda para ser aplicada nos municípios e maior estrutura e qualidade de vida a população. Por isso também a importância de fomentar esse fluxo, porque o setor é feito, sobretudo, pela iniciativa privada”, completou.