25/01/2023 às 15h34min - Atualizada em 25/01/2023 às 15h34min
As 15 tendências de design que vão impactar sua vida (e a atuação das marcas) em 2023
Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
Fonte e Foto: https://www.updateordie.com
C
A CBA B+G, parte do grupo WPP e representante da rede CBA Design na América Latina, apresenta o “Useful Design Trends 2023” baseado nas constantes análises globais de comportamento, consumo, preferências dos consumidores, caminhos traçados pela sociedade e necessidades das empresas.
A lista é dividida em cinco pilares: Meio-ambiente, Empoderamento, Bem-Estar, Sociedade e Acesso, cada uma trazendo três tendências. Confira abaixo um resumo de cada uma das 15.
MEIO AMBIENTE
1. Embalagens Inteligentes: marcas estão experimentando formatos de embalagens mais compactos, leves, finos e inteligentes para reduzir peso, economizar espaço e ser mais sustentáveis. O mais interessante é que, por meio dessa nova mentalidade, as marcas também mudam, para melhor, a experiência do usuário do produto.
2. Cuidado recarregável: a revolução do refil está em andamento, com marcas investindo em sistemas de retorno, reutilização e reaproveitamento, visando adicionar valor à experiência por meio do design e da acessibilidade.
3. Sem rastros: há um aumento em ofertas inovadoras de design de embalagem, que são compostáveis e biodegradáveis. Isso traz ao consumidor a sensação positiva de consumir algo que não gerará resíduos visíveis e prejudiciais ao meio-ambiente.
EMPODERAMENTO
4. Viva a origem: marcas pertencentes a pessoas etnicamente diversas são incentivadas a mostrar sua autêntica cultura. O “white washing” ficou para trás, com a diversidade cultural verdadeira e comprovada ganhando relevância em todo o mundo. É hora de mostrar culturas como são - seus ingredientes, sabores e estampas originais.
5. Todo corpo é normal: abraçar e celebrar as formas e ciclos naturais de todos os corpos atrai muitos novos negócios. Ao desenhar produtos e serviços que também contemplem públicos antes invisíveis para o mercado, marcas levam bem-estar e saúde a todos os corpos, independentemente do tamanho, formato, idade ou gênero.
6. Acessibilidade já: 15% da população global vive com alguma deficiência. E as marcas já estão entendendo que há espaço para melhorias em termos de acessibilidade, gerando esse benefício por meio de seu próprio portfólio.
BEM-ESTAR
7. Vida V: das grandes às pequenas, do mainstream ao luxo, do chocolate aos ovos, as marcas estão apressadas em lançar opções veganas, reinvindicando um estilo de vida mais saudável e sustentável. Tudo isso embalado em um belo design, ajudando a atrair novos consumidores. No Brasil, segundo o Ibope, 14% da população se declarou vegetariana em 2018, um aumento de 75% em relação a 2012.
8. Saúde digital: como os sistemas públicos de saúde são questionados em todo o mundo, negócios especializados em tecnologias de saúde estão lançando plataformas modernas de atendimento, oferecendo serviços presenciais e virtuais abrangentes para apoiar a saúde física, mental e reprodutiva de forma integrada. Se 2021 foi ano de expansão recorde de health techs, de acordo com a Deloitte, 2023 deve marcar a consolidação do modelo.
9. Beleza comestível: uma colaboração inesperada e divertida de marcas tem mesclado códigos de design de beleza e de comida para criar coleções pop exclusivas, que falam com as gerações mais jovens e com as mais velhas. A tendência, que começou na Ásia, agora está crescendo em quase todos os mercados ocidentais.
SOCIEDADE
10. Pets são os novos filhos: mais pessoas têm escolhido ter filhos mais tarde, ou mesmo não tê-los. Com isso, animais de estimação entram na equação como teste ou substitutos completos. Muitos dos que agora chamamos de “pais de pet” investem tempo e recursos para cuidar de seus animais de estimação, e certamente não os veem apenas como companhia.
11. Futuros desejáveis: como as gerações que lideram o futuro, os Millenials e a Geração Z enfrentam vários desafios ao lidar com as consequências sociais e ambientais dos estilos de vida das gerações anteriores. Percebendo suas preocupações, as marcas estão propondo diversas novas possibilidades.
12. Desafiando a cultura ocidental: Em 2020, “Parasita” fez história no Oscar como primeiro filme em língua estrangeira a ganhar o maior prêmio da noite, consolidando o crescente poder cultural da Coreia do Sul. Hoje, vemos não apenas a influência de outras culturas desafiando a hegemonia do eixo Estados Unidos/União Europeia, mas também países valorizando sua própria cultura local em detrimento do que é estrangeiro.
ACESSO
13. Para caber no bolso: A pandemia e a recessão econômica global atingiram com mais força as pessoas economicamente vulneráveis, intensificando cenários de desigualdade em muitos países. Uma análise do Pew Research Center descobriu que 54 milhões de pessoas, globalmente, migraram da classe média para a de baixa renda (ou pobre) em 2020. Com isso, marcas estão desenvolvendo produtos e serviços mais acessíveis à maioria socioeconômica.
14. Identidades fluidas: a noção de identidade está se tornando mais fluida, cruzando as fronteiras materiais. Estamos vendo os avatares ganhando importância, enquanto os espaços digitais estão se tornando mais inclusivos e abertos à diversidade. Segundo pesquisa da Wunderman Thompson em 2022, 74% das pessoas que sabem o que é metaverso acreditam que ele é o futuro, enquanto 66% acreditam que ele vai mudar a realidade.
15. Shoppers sociais: novos recursos nas mídias sociais e plataformas de games estão tornando as compras mais emocionantes, com novas oportunidades para as marcas. Ainda de acordo com a WT, 56% dos consumidores globais declaram que não querem deixar uma plataforma de mídia social para concluir uma transação.
*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores