Brand-News Publicidade 1200x90
18/01/2023 às 13h37min - Atualizada em 18/01/2023 às 13h37min

“Com a vacina, venci a covid”, comemoram mineiros, após dois anos do início da vacinação no estado

FONTE: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa - [email protected] - FOTO Dirceu Aurélio / Imprensa MG
c 
Apesar dos avanços, secretário de Saúde reforça necessidade de completar o esquema vacinal; 35% do público alvo ainda não tomou a primeira dose de reforço
 
Nesta quarta-feira (18/1), o início da vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais completa dois anos. Desde que a técnica de enfermagem do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Maria Bom Sucesso Pereira, a Cecé, se tornou a primeira pessoa a ser imunizada no estado, mais de 50 milhões de doses foram aplicadas nos braços dos mineiros. Alívio, segurança, liberdade e sensação de vitória são algumas das palavras usadas por quem se imunizou para definir como a vacina mudou suas vidas durante a pandemia, além daqueles que venceram a doença graças à imunização.

A vacinação é segura e confere proteção contra os casos graves da doença. Isso significa que uma pessoa com o esquema vacinal completo, com as doses recomendadas e o reforço conforme a idade, tem menos chances de hospitalização e óbito pela covid-19. Além disso, a imunização garante a proteção da coletividade e dificulta o surgimento de variantes mais agressivas do coronavírus.

“Hoje são mais de 50 milhões de doses aplicadas, o que nos deixa mais tranquilos em relação à pandemia. Temos a vida praticamente normal, como era antes da doença chegar no Brasil. Mas, não podemos esquecer que precisamos fazer muito mais. Quem tem mais de 40 anos são quatro doses, e quem tem menos de 40 anos, três doses”, reforça o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Ele lembra que ainda há muitas pessoas que não buscaram a vacinação. Segundo o painel Vacinômetro, administrado pela SES-MG, 35% do público-alvo ainda não tomou a terceira dose (ou primeira dose de reforço) contra a covid-19. “Fica sempre o apelo especial para o público mais vulnerável, que são os idosos, as pessoas com comorbidades. Se você ainda não completou seu esquema vacinal, busque essa vacina que está no posto. Pais, responsáveis: levem suas crianças para o posto de saúde para garantir essa proteção”, diz o secretário, que ainda destaca: “Temos novidades chegando. A partir do mês que vem, provavelmente, a vacina bivalente vai ser aplicada no público acima de 70 anos e nos imunossuprimidos.”
 
“Temos que celebrar este momento de dois anos com esta vacina que deu mais esperança e salvou a vida de tanta gente, mas não podemos esquecer que temos que continuar nos protegendo e buscando sempre a vacinação, que está lá esperando cada um de vocês”, conclui Baccheretti.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.