Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
17/01/2023 às 15h50min - Atualizada em 17/01/2023 às 15h50min

A estratégia do BB23 para estressar participantes. Especialistas explicam

FONTE: MF Press Global Gestão geral - [email protected] - FOTO: Reprodução temmais.com
C 
Após a estreia da nova edição do Big Brother Brasil na segunda-feira, 16, logo surgiram diversas críticas nas redes sociais a respeito da decoração da casa. Diversos internautas disseram ficar incomodados pelo excesso de informações visuais e cores fortes, no entanto, essa é uma das estratégias do programa para estimular o estresse nos participantes.
 
A decoração caótica e desorganização do ambiente pode exercer influência no humor dos participantes, mantendo-os agitados, estressados e em estados de alerta, uma estratégia para evitar que eles fiquem parados muito tempo e causar situações que gerem entretenimento, humor, brigas, choro, danças, etc.
 
De acordo com o Pós PhD em neurociências e mestre em psicologia Dr. Fabiano de Abreu, a exposição a ambientes com muita informação, cores em excesso, formas geométricas dispostas de forma muito irregular e a desorganização em geral, se mantida por muito tempo, pode desencadear ou enfatizar problemas mentais.
 
“Essa é uma tática para instalar o caos. A depender do organismo e da personalidade, os efeitos podem ocorrer de maneira definitiva ou não, podendo desencadear transtornos ainda não instalados quando submetido ao estresse ou confusões - como, por exemplo, imagens que remetam a traumas. A sequência mediante a rotina pode moldar a anatomia do cérebro devido a influência do desequilíbrio dos neurotransmissores, causando problemas mentais em que o nível depende do indivíduo e seus pormenores como gene, educação, traumas, criação e estresses desencadeados como circunstâncias.
 
“A arquitetura não apenas contribui para a saúde física por meio da ergonomia, mas também afeta nosso conforto emocional”, ressalta Dr. Fabiano de Abreu.
 
O pensamento é reforçado pela psicóloga Dra. Leninha Wagner, que chama a atenção para a ansiedade e caos mental que podem ser causados pela decoração propositalmente pensada dos ambientes do reality.
 
“A organização, limpeza e estética estão ligadas de forma inconsciente a emoções positivas de segurança, conforto e bem-estar, já ambientes caóticos geram ansiedade, estresse, confusão mental, estando também bastante ligados à ansiedade, medo, instabilidade emocional, insegurança, perigo”, alerta. “O novo cenário do BBB parece remeter o participante aos caos mental, o que inevitavelmente irá produzir confrontos e conflitos, gerando beligerância entre os ocupantes do programa.”

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.