12/01/2023 às 15h11min - Atualizada em 12/01/2023 às 15h11min
UNIFAL-MG se torna polo do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica
FONTE: Diretoria de Comunicação Social - [email protected] - FOTO: Reprodução/Canva Education
c
Formato em rede proporcionará projetos colaborativos e qualificação em âmbito nacional
Neste ano de 2023, a UNIFAL-MG passa a ofertar mais um programa de pós-graduação em rede, que beneficiará os profissionais da área farmacêutica. Trata-se do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR), formado por uma associação de nove instituições de ensino superior brasileiras: UFSC, UFGRS, UFPR, UFBA, UFES, UVV, UFRN, UnB e, agora, UNIFAL-MG. O objetivo do programa é propiciar conhecimentos na área de Farmácia, subárea Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica, além de incentivar a pesquisa e aumentar a produtividade científica nessas temáticas.
Conforme a coordenação geral da rede, alocada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das vantagens do formato é a possibilidade de proporcionar o desenvolvimento de projetos colaborativos e potencializar a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento da Assistência Farmacêutica em âmbito nacional.
Todas as disciplinas ofertadas pelo programa serão na modalidade online, para possibilitar a participação dos estudantes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado do PPGASFAR em seus nove polos.
O número de vagas por instituição foi definido pela capacidade de absorção de novos orientandos pelos docentes credenciados. Na UNIFAL-MG, serão cinco vagas.
A forma de ingresso segue as determinações da Coordenação Geral, conforme consta no edital de seleção. Acesse para conferir.
A implantação do programa em rede na UNIFAL-MG foi uma iniciativa do professor Tiago Marques dos Reis, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), que foi o primeiro estudante a concluir mestrado por esse programa, em 2013. “Com meu ingresso na UNIFAL-MG como docente, em 2017, uni esforços a outros professores da área para ampliarmos e qualificarmos as pesquisas no âmbito do acesso e do uso racional de medicamentos, pensando inclusive na formação de novos pesquisadores em Assistência Farmacêutica”, conta.
Segundo ele, a criação de um polo PPGASFAR na UNIFAL-MG foi uma das estratégias voltadas para aumentar a qualificação na área. A proposta se concretizou em 2022, após longo período de articulação e atuação na subárea da Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica, bem como no desenvolvimento de pesquisas em temáticas relacionadas.
“O processo de busca de estratégias para ampliação e qualificação das pesquisas na subárea da Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica e, em especial, nas tratativas para implantação de um polo do PPGASFAR na UNIFAL-MG contou com a participação de docentes lotados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG e envolvidos com a Pós-Graduação nas modalidades stricto sensu e lato sensu”, explica.
Além do próprio Prof. Tiago Reis, os demais docentes colaboradores foram: Profa. Fernanda Borges de Araújo Paula, Profa. Larissa Helena Lobo Torres Pacheco, Profa. Liliana Batista Vieira, Profa. Luciene Alves Moreira Marques, Prof. Ricardo Radighieri Rascado, Profa. Marcia Helena Miranda Cardoso Podestá e Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques.
“A oferta de mestrado e doutorado no contexto de uma associação de instituições de ensino superior permite o incremento na formação de recursos humanos numa área específica, no caso, Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico e Assistência Farmacêutica, contando com a potencialidade de uma estrutura ampliada sem, entretanto, requerer amplos investimentos”, pontua o professor Tiago Reis sobre os aspectos positivos da oferta do programa em rede.
O docente também destaca a possibilidade de o formato proporcionar o intercâmbio efetivo de massa crítica, tecnologias e estratégias didáticas e metodológicas entre os polos. Para ele, essa característica amplia possibilidades para o desenvolvimento de estudos multicêntricos e favorece o compartilhamento de conhecimentos entre docentes e discentes em nível nacional e internacional. “Sem dúvida, ao mesmo tempo em que essas características representam uma vantagem da oferta da pós-graduação numa associação de instituições de ensino superior, valem como também como diferenciais do programa”, ressalta.
O Prof. Tiago Reis lembra ainda que, considerando a diversidade brasileira, as dimensões continentais do território brasileiro e as realidades tão distintas entre suas regiões geográficas, a existência de um Programa de Pós-Graduação como o PPGASFAR estimula o desenvolvimento harmônico da Assistência Farmacêutica no país. “Nesse propósito, abre possibilidades para a constituição de parcerias para identificar problemas, descrevê-los e testar hipóteses que permitam ampliar o estado da arte e, ao mesmo tempo, melhorar a realidade com efetivo impacto social e econômico”, argumenta.