C A técnica de ECI - Expressão Corporal Integrada idealizada e desenvolvida por Thaís Moraes Viti e Cássia Viti, une a arte e o movimento com vivências motoras e dinâmicas corporais integrativas. Trazendo um olhar holístico do ser humano com a temática cultural, sem perder a individualidade e o respeito com as diferentes culturas que envolve cada um. “A arte ancestral e cultural dos nossos antepassados traz referências de quem somos e poder estimular as nossas percepções sensoriais, revelando a memória afetiva da infância a vida adulta, nos mostra que estamos vivos”, lembram.
O Grupo InterAção, conhecido pelo seu trabalho na área da inclusão sociocultural de pessoas com deficiência há mais de 18 anos na cidade de Poços de Caldas, realizou em 2022 aulas de Expressão Corporal Integrada para pessoas com deficiência visual e múltiplas deficiências na AADV. Acessando diferentes recursos da arte, da Arteterapia, educação física e dança como forma de manifestação da expressão cultural. Desenvolvendo exercícios de observação do meio ambiente e do próprio corpo para melhor comunicação e consciência corporal, refletindo mais autonomia no dia a dia, proporcionando melhor autoconhecimento, melhora na autoestima e na saúde física, mental e emocional.
A arte de viver é a arte de se expressar na Roda de Prosa, a comunicação e interação na Roda de Prosa fortalecem e estimulam o autocuidado, se expressando com o movimento da vida e a sintonia da saúde e bem-estar. Na Roda da Vida técnicas corporais e da educação física possibilitam socialização, interação, despertando as expressões e emoções. A linguagem do nosso corpo se faz com gestos, posturas e movimentos. “Como a Arte tem o corpo como extensão das nossas emoções”.
O Projeto InterAção Expressão Integrada tem incentivo pela LMIC com Incentivador Cultural da Unimed Poços de Caldas e ao Apoio Institucional da Poços de Caldas - Cultura e Arte, Secult. Ainda conta com vídeo que será disponibilizado no canal InterAção Na Prática no YouTube, cuja gravação aconteceu na Urca, como parte do InterAção Cultural. E para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo grupo, tem o E-book no Instagram e Facebook.