Brand-News Publicidade 1200x90
22/12/2022 às 15h39min - Atualizada em 22/12/2022 às 15h39min

Início de verão: bons hábitos, o autoexame e o protetor solar auxiliam na prevenção do câncer de pele no Dezembro Laranja

FONTE: Paloma Patrocinio - [email protected] - Imagem ilustrativa: Adobe Stock Free
C 
Cuidados com a saúde promovem um sistema imunológico fortalecido contra células cancerígenas
 
A exposição ao sol sem proteção do filtro solar aumenta as chances de provocar câncer de pele. A doença pode se apresentar de duas formas ao longo da vida: melanoma, com a característica de ser mais agressivo e com possibilidades de metástase, e o não-melanoma (conhecido também como carcinoma), com grande taxa de incidência no Brasil e alta chance de cura. O autoexame regular com acompanhamento especializado também é uma forma de prevenir o câncer.
 
O câncer de pele ocorre em sua maioria nas áreas que ficam mais expostas aos raios solares, como rosto, pescoço e orelhas, mas pode aparecer em todas as partes do corpo. A campanha Dezembro Laranja é um alerta dos especialistas para que a população redobre os cuidados com a pele já que com a chegada do verão as temperaturas começam a aumentar.
 
De acordo com a dermatologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Dra. Bethania Cavalli, o protetor solar é mais um complemento para a prevenção da doença. “Hoje nós temos chapéus e roupas com proteção UV. A escolha do protetor solar deve ser sempre com o fator acima de 30, mas de forma individualizada junto ao dermatologista, uma vez que há diversas opções de proteção no mercado como os produtos com cor, ou para pele seca, oleosa e até mesmo os que são destinados aos homens”, explica.
 
A dermatologista do HSPE também enfatiza que além dos recursos de proteção, é necessário optar pelos hábitos frente ao sol. “Ou seja, sempre escolher uma sombra, dosar a quantidade de horas e escolher momentos em que os raios solares estão menos incidentes porque, além de causar câncer, já está constatado que o sol é o grande vilão do envelhecimento da pele”, reforça Dra. Bethania.
 
A duração média do protetor solar é de duas a três horas e, dependendo da rotina da pessoa, é preciso avaliar a necessidade da reaplicação. Porém, pessoas com fatores genéticos devem ter maior atenção com os cuidados.
Além disso, estar com a saúde em dia, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação balanceada ajudam o sistema imunológico a combater células atípicas.
 
Sobre o câncer de pele
Estima-se 704 mil casos novos de câncer por ano no Brasil até 2025, segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O tumor maligno mais incidente é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
 
Como identificar sinais de câncer de pele
- Manchas que coçam, descamam e até sangram.
- Pintas que mudam de aspecto, seja em cor, tamanho e/ou formato.
- Feridas que não cicatrizam no prazo de quatro semanas.
 
Tratamento de câncer de pele
- Não-melanomas (carcinomas) e melanoma precoce: exigem cirurgia e acompanhamento de, ao menos, duas vezes por ano com o dermatologista.
- Melanoma em fase avançada: em sua maioria, tratamento sistêmico como imunoterapia, quimioterapia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.