15/12/2022 às 16h24min - Atualizada em 15/12/2022 às 16h24min
5 segmentos de produtos digitais que são tendência para 2023
FONTE: Vitor Gabriel - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google / Divulgação
c
Procura por cursos diferentes do modelo tradicional de ensino têm criado novas tendências de consumo entre consumidores
O setor de serviços tem apresentado constante crescimento nos últimos meses. Somente de maio a setembro deste ano, o ganho acumulado chegou a 4,9%, impulsionados pelos segmentos de informação e comunicação, de acordo com o IBGE. Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn - plataforma completa de vendas de cursos com pagamentos -, acredita que os produtos digitais ocuparam um espaço importante nesse setor, especialmente com o avanço das aulas virtuais na pandemia, um cenário consolidado que não sofrerá alterações em 2023.
“O mercado de produtos digitais cresceu muito e possibilita que mais pessoas entrem neste campo, seja para produzir ou consumir os conteúdos. Claro que algumas segmentações se destacam mais que outras, mas hoje é possível encontrar quase todo tipo de tema em uma plataforma de produtos digitais”, explica Gabriel (foto).
Em 2020, o mercado de infoprodutos faturou mais de US$ 160 bilhões no mundo, de acordo com a consultoria de mercado Valuates Reports. A estimativa é que, até 2027, esse mercado cresça até atingir um faturamento global de 241 bilhões de dólares, com um crescimento médio de 5,9% ao ano.
Abaixo, confira alguns segmentos que vão se destacar no mercado de produtos digitais em 2023:
Profissionalização
A necessidade ou desejo de se profissionalizar e de aprender uma nova habilidade para se destacar no mercado de trabalho atrai muitas pessoas para cursos que são direcionados para especificidades de diversas áreas. Entre os pontos que mais atraem interessados estão: menores preços em relação a cursos tradicionais e a praticidade de se aprender de qualquer lugar, por meio de diversos dispositivos.
Saúde
A preocupação com a saúde tornou-se ainda maior com o período pandêmico, tanto física e principalmente a mental. Segundo pesquisa da Global Health Service Monitor, realizada em 34 países, a preocupação do brasileiro com a saúde mental quase triplicou em 4 anos.
Cursos com dicas para cuidar da saúde física e mental também passaram a ser uma tendência entre aqueles que estão nas plataformas de produtos digitais.
Emagrecimento
A obesidade e o sobrepeso cada vez mais se tornam uma preocupação da sociedade brasileira. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, mais da metade dos adultos no Brasil (60,3%) apresentam excesso de peso.
Cursos com programação de treinos, exercícios para realizar em casa, programas de emagrecimento a partir de dietas possibilitam que as pessoas gastem menos e possam também iniciar uma vida mais saudável, ou mesmo ter instrução profissional para realizar treinos.
Relacionamento e relações pessoais
Muitos relacionamentos e relações pessoais passaram por transformações drásticas, a partir das mudanças vividas pela sociedade como um todo com a pandemia. Chamadas de vídeo, encontros virtuais e mensagens instantâneas passaram a ser tópicos obrigatórios nas relações pessoais e também profissionais.
Com este cenário, muitas pessoas procuraram nos infoprodutos, profissionais que pudessem auxiliar na questão, obtendo dicas e exercícios para melhorar relações pessoais, relacionamentos e até mesmo relações no ambiente de trabalho.
Setor pet
O setor pet é um dos que mais crescem no Brasil. O país possui hoje cerca de 149,6 milhões de animais domésticos, segundo o censo do Instituto Pet Brasil, ou seja, quase 70% da população brasileira tem um pet em casa ou conhece alguém que tem um animal de estimação.
Em 2021, o mercado faturou cerca de R$ 51,7 bilhões e o IPB estima um crescimento de 14,7% em 2022, saltando para 59,2 bilhões. Assim, o interesse por cursos e dicas desta área se tornaram ainda mais procurados por tutores que buscam os melhores produtos, locais e alimentos para cuidar de seu pet.