07/12/2022 às 16h35min - Atualizada em 07/12/2022 às 16h35min

A Copa mais high tech de todas as Copas

Por Carol Affonso - Comunicação Estratégica para Instagram
@carolonlline
Figura meramente ilustrativa - Reprodução Google
c 
O Catar, sede da Copa do Mundo 2022, é um dos países mais ricos do mundo, e não é surpresa que investiram muito dinheiro em várias inovações tecnológicas na Copa deste ano
 
O Catar é um país quente, com temperaturas que podem chegar a até 41°C, e é com este pensamento que os estádios foram criados com uma tecnologia de resfriamento avançada em mente. Sete dos oito estádios oficiais da Copa do Mundo devem desfrutar da tecnologia, que manterá o estádio, os jogadores e os torcedores em uma condição aclimada contra o calor do deserto.
 
Um centro de energia foi instalado perto destes estádios - e, quando acionado, leva água fresca para os canos instalados em diversos pontos da arena. Assim que a água é distribuída, um ar gelado é empurrado para o campo e arquibancada, diminuindo a temperatura e mantendo todos os jogadores e torcedores refrescados. Somente um estádio não tem esta tecnologia implementada, visto que ele é localizado ao lado da costa, onde uma brisa natural serve como o refresco necessário para o conforto de todos presentes. 
 
O estádio 974 é um dos oito estádios disponíveis para as partidas de futebol na copa do Catar, mas tem uma grande diferença comparado com os outros: ele pode ser desmontado após o final do torneio!
 
O estádio 974 é totalmente desmontável, visto que foi construído em cima de contêineres de metal e estruturas de aço modulares. No final do torneio, ele poderá ser facilmente desmontado, além da construção ter sido bem mais barata. O estádio está localizado ao lado da costa, sendo o único a não ter a tecnologia de resfriamento avançada instalada nas dependências. 
 
BOLA OFICIAL - A bola oficial da Copa do Mundo 2022 se chama Al Rihla, e trouxe uma grande novidade para auxiliar os árbitros das partidas. A bola manda informações em tempo real para os representantes do polêmico VAR (sigla para Árbitro Assistente de Vídeo, em inglês) graças a um sistema desenvolvido pela Adidas que inclui um sensor no centro da bola.
 
Desde o início da partida até o final, a bola guarda informações relevantes sobre possíveis faltas que vão ajudar os árbitros a chegar numa conclusão mais precisa, além de trabalhar em conjunto com a nova tecnologia semi automatizada de impedimento - a maior inovação para esta edição da Copa do Mundo. Ela oferece uma ferramenta de suporte para o VAR e os árbitros em campo conseguem tomar decisões sobre impedimentos mais rapidamente e com muito mais precisão.
 
Utilizando 12 câmeras de rastreamento montadas sob os estádios e inteligência artificial, a tecnologia vai rastrear todos os movimentos dos jogadores em campo, além de marcar 29 pontos do corpo de cada jogador para ter mais precisão na hora de registrar um impedimento.
 
A bola, como já falamos anteriormente, também terá um papel importante para a arbitragem, graças ao sensor localizado no centro da bola que envia informações para a inteligência artificial, esta que compila os dados fornecidos e avisa aos árbitros sobre qualquer jogada ilegal realizada dentro da partida, além de reconhecer jogadas impedidas em apenas alguns instantes.
 
Antes do árbitro que está em campo ser informado de qualquer decisão, o VAR valida a decisão proposta e verifica manualmente o ponto do chute detectado pela inteligência artificial, baseando-se em posições calculadas de cada membro do jogador. O processo ocorre em apenas alguns segundos, permitindo que as decisões sejam tomadas com mais precisão e velocidade.
 
Após a decisão dos árbitros, uma animação 3D gerada automaticamente pela inteligência artificial irá detalhar o erro cometido pelos jogadores, que também será apresentada pelos telões espelhados no estádio.
 
E para finalizar, ao abrir o aplicativo FIFA+, o espectador encontra um panorama totalmente novo. Usando sua máscara de realidade aumentada, você pode apontar seu telefone para o campo e vê-lo se transformar em um mapa de calor, sobrepor estatísticas ao vivo no gramado, assistir aos mesmos replays em câmera lenta sendo exibidos para os espectadores em casa. 
 
 




*O Brand-News não se responsabiliza por artigos assinados por nossos colaboradores
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.