Brand-News Publicidade 1200x90
07/12/2022 às 16h00min - Atualizada em 07/12/2022 às 16h00min

Pesquisa aponta otimismo dos viajantes internacionais para 2023 e preferências exóticas de destinos nas férias

FONTE: Imprensa Embratur - [email protected] - FOTO: Reprodução Google
c 
Plataforma Booking.com mostra como os viajantes vão usar a criatividade para definir suas escolhas para as férias. Em meio a esse cenário, Embratur tem diversificado o cardápio de opções dos destinos nacionais
 
Em busca de compreender como as viagens serão reimaginadas em 2023, a Booking.com - empresa de e-commerce de viagens - realizou uma pesquisa com mais de 24 mil viajantes de 32 países e territórios que mostra que o otimismo dos turistas está de volta, mas acompanhado de boa dose de criatividade. De acordo com a plataforma, “os viajantes vão aceitar a contradição e o caos em suas escolhas para as férias”, o que deve diversificar o cardápio de opções e de tomada de decisões.
 
Conforme o levantamento, quase três quartos (72%) dos entrevistados relatam que viajar sempre valerá a pena, sendo os viajantes da China, Colômbia, México, Argentina e Brasil os mais entusiasmados. Após dois anos consecutivos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19, os anseios dos turistas variaram bastante. Quase metade (44%) dos viajantes globais querem que suas experiências de viagem tenham uma sensação mais simples ou básica, outros 55% vão procurar férias em destinos menos badalados (no estilo "off-grid") e 44% pretendem experimentar a vida apenas com as necessidades básicas.
 
Os entrevistados mostraram ainda ansiedade para usar as viagens em 2023 como uma oportunidade para aprender habilidades de sobrevivência (58%), incluindo como obter água limpa (53%), acender uma fogueira do zero (42%), procurar comida na natureza (39%) e até mesmo se preparar para um apocalipse (39%).
 
Em consonância com esta tendência de mercado, em 2022 a Embratur passou a levar para dentro das feiras internacionais e de outras ações da Agência o conceito de “Diversificação da Oferta”.
 
“O Brasil tem dimensões continentais, seis biomas, além de uma imensa biodiversidade que é única no mundo. A Embratur mostrou que o país é muito mais do que o estrangeiro conhece. Mostrou belezas naturais, clima tropical, povo amigável, hospitaleiro e vibrante e experiências autênticas nos segmentos de ecoturismo, aventura, cultura e, claro, sol e praia”, destaca o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
 
Um exemplo para essa diversificação de oferta foram as 10 press trips realizadas pela Agência em 2022. Para mostrar o Brasil e suas belezas, a Embratur levou jornalistas e influenciadores de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos, Portugal e Espanha a vivenciarem experiências em destinos como Bahia, a Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará), Porto de Galinhas, Vale do São Francisco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e a Costa Verde do estado, Manaus, Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Paraná, litoral norte de São Paulo, além da Amazônia.
 
A pesquisa da Booking.com foi realizada com viajantes do mundo inteiro que tinham previsão de viajar a negócios ou a lazer nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 entrevistados em 32 países e territórios.
 
Turismo com crescimento superior a 50% em 2023
O otimismo dos viajantes mundo afora também se reflete em números. O boletim do terceiro trimestre de 2022 feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que, para o ano que vem, a expectativa para o setor de turismo no Brasil é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano. A projeção para 2023 foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas consultadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento anual, em relação com o mesmo período do ano passado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.