07/12/2022 às 16h15min - Atualizada em 07/12/2022 às 16h15min

Turismo literário é opção para os apaixonados por livros

FONTE: Geovana Oliveira Costa - [email protected] - FOTOS: Reprodução Google
Casa de Cultura Mário Quintana
c 
José Saramago, Pablo Neruda e Cora Coralina: faça as malas e siga os passos de mestres das palavras
 
Os livros proporcionam uma viagem entre aventuras, personagens, romances, lugares e culturas. Para os amantes da leitura, essa viagem pode se materializar com passeios por locais onde histórias marcantes foram ambientadas ou até mesmo pelas casas de grandes escritores. O turismo literário é uma modalidade para viajantes envolvidos nas narrativas contadas e que desejam conhecer de perto o estilo de vida, os pensamentos, a casa, a família ou local onde os autores escreviam para viver o ambiente em que o artista estava inserido à época. E, para isso, nada melhor do que visitar até o destino em questão.

“Passeios turísticos que associam locais a discussões literárias e atividades culturais é um segmento que tem ganhado destaque entre os turistas brasileiros. São muitos os espaços com pontos que fornecem a rota ideal para quem quer conhecer a cultura, a vida e a obra de alguns dos escritores mais importantes de todos os tempos”, salienta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo. “Esse estilo de viagem também é um fomentador de cultura, ler e viajar inspiram”, defende.
 
CASAS DE MESTRES DAS PALAVRAS - Lisboa é destaque no turismo literário por presentear o leitor viajante com a casa centenária de Fernando Pessoa, o mais universal poeta português, e a sede da Fundação José Saramago, único autor de língua portuguesa vencedor de um Nobel de Literatura. “A moradia de Pessoa é um convite a céu aberto para quem quer adentrar em seu universo de palavras e heterônimos -- o poeta é conhecido por ter adotado várias ´personalidades literárias´. Já a Fundação organiza exposições, recitais, cursos e palestras; algumas com o escritor como tema. Um prato cheio para os amantes da leitura”, afirma Carlos.

O poeta chileno Pablo Neruda, ganhador de dois prêmios Nobel, se tornou um patrimônio cultural do Chile e suas casas são pontos turísticos. La Chascona, em Santiago, é a sede da Fundação Pablo Neruda e onde está localizada sua biblioteca. Em Valparaíso, a casa La Sebastiana (foto) fica na encosta de um morro e foi construída no formato de um barco. Já Isla Negra, na comuna de El Quisco, é de frente para o mar e cheia de estátuas e coleções trazidas de diversas partes do mundo. “Não só para os amantes da escrita do autor, As Casas de Neruda transbordam cultura e inspiração tanto na agitação da capital, quanto nos refúgios litorâneos”, comenta.

No Brasil, mais precisamente em Itabira, Minas Gerais, o turista encontra a casa de Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos maiores escritores do país. “Além da residência do autor, que permite mergulhar em sua obra e conhecer lugares citados em seus textos, a cidade conta com o Memorial Carlos Drummond de Andrade, centro cultural projetado por Oscar Niemeyer, onde está parte do acervo pessoal do poeta”. Já na pequena Cidade de Goiás (GO), a residência onde morou Cora Coralina, poetiza brasileira com renome mundial, é parada obrigatória para os turistas. “Por lá, os visitantes têm acesso a fotografias, livros, cartas e outros manuscritos, além da máquina de escrever usada pela autora”, compartilha.
 
Há outras diversas atrações literárias espalhadas pelo país, como o Museu Casa do Rio Vermelho (Salvador - BA), antiga residência de Jorge Amado; a Casa de Guimarães Rosa (Codisburgo - MG); a Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre - RS), dentre outras.
 
FEIRAS LITERÁRIAS - Além das residências de escritores, no Brasil ocorrem tradicionais feiras literárias - como a Bienal do Livro de São Paulo; a Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP, no Rio de Janeiro; a Feira Nordestina do Livro - Fenelivro, em Pernambuco; e a Feira Internacional do Livro de Poços de Caldas - Flipoços, em Poços de Caldas (MG), dentre outras, que reúnem centenas de pessoas e são possibilidades de passeios para os amantes da literatura. “Geralmente, esses eventos contam com palestras, debates, oficinas e atividades paralelas para crianças, além de receberem diversos estilos de autores e oferecerem obras com preços acessíveis”, lembra.
 
Para informações, acesse o site da Bancorbrás Turismo ou entre em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.